PUB
PUB
Crianças
Mário Laginha atua para bebés em Leiria
Mário Laginha
Redação Lux em 8 de Outubro de 2012 às 12:51
O pianista Mário Laginha vai dar dois concertos de jazz para bebés no próximo domingo, em Leiria, informou hoje o diretor artístico da Musicalmente, companhia que organiza o evento.

¿Será um dos ¿Concertos para Bebés¿ mais denso e com mais sumo, que irá colocar exigências musicais e artísticas muito elevadas¿, explicou Paulo Lameiro.

A apresentação do espetáculo, um projeto de produção musical para crianças até aos três anos, está agendada para o Teatro Miguel Franco, às 10:30 e às 11:45.

A aposta num reportório de jazz deve-se ao facto de os ¿Concertos para Bebés¿, apesar de possuírem ¿uma matriz musical clássica, serem também feitos de espetáculos que expressam a nossa cultura¿, sublinhou Paulo Lameiro.

Em novembro, os ¿Concertos para Bebés¿ marcam presença em dois festivais de arte contemporânea, em Barcelona e em Girona, no ¿Mercat de les Flors¿ e no ¿Temporada Alta¿, respetivamente.

Atualmente são realizados ¿mais ¿Concertos para Bebés¿ fora de Portugal do que cá dentro¿, sendo ¿notório, com a internacionalização, o reconhecimento de um modelo de autonomia, do público e agora também da crítica especializada¿, adiantou o maestro.

Para estes dois festivais, Paulo Lameiro foi convidado a preparar espetáculos, escolhendo 25 artistas, entre músicos e bailarinos catalães, para ¿concertos nos quais os bebés não são tratados como se fossem o público de amanhã, mas sim de hoje e de pleno direito¿.

Estes ¿Concertos para Bebés¿ nasceram de um projeto educativo da Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, uma instituição que data de 1873.

O projeto educativo, denominado de ¿Berço das Artes¿ é responsável pelos ¿Concertos para Bebés¿ ¿ produzidos pela companhia Musicalmente -, mas também por programas com idosos (Novas Primaveras), bebés e crianças com deficiência (Caixinha das Artes e Amar os Sons), doentes mentais crónicos (100 limites ao som), doentes mentais agudos (ConSentir o Som), reclusos (Ópera na Prisão) ou crianças internadas no hospital (Allegro Pediátrico).

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção