PUB
PUB
Moda e Beleza
Moda: Entrevista com a personal stylist Maria Guedes
Maria Guedes (Lux)
Patrícia Araújo em 24 de Janeiro de 2010 às 10:04
O que faz exactamente uma personal stylist?

Da mesma forma que um publicitário trabalha a imagem de um produto de acordo com o seu público, posicionamento e estratégia de crescimento, um Personal Stylist faz um «upgrade» visual (ligeiro ou intenso) a um indivíduo, de acordo com os objectivos pessoais ou profissionais definidos pelo próprio. Além do trabalho de imagem, o Personal Stylist facilita também o processo de compras, coordenação de looks e organização de guarda roupa.

Quais são os requisitos para se ser uma boa personal stylist?

Não projectar gosto pessoal nem um sem fim de tendências nos clientes. O importante é perceber a personalidade/lifestyle de cada cliente e criar soluções duradouras.

Quanto custa em média uma consulta de aconselhamento?

Há vários tipos de serviços, todos começam com uma reunião inicial só para troca de ideias, depois há a opção de entrega de um dossier com o trabalho de personal styling (sugestões de silhuetas, cores, looks, visual a adoptar, peças a adoptar e a eliminar, etc), a opção de organização de guarda roupa (selecionar peças chave, eliminar peças dispensaveis, sugerir coordenados, fazer uma listagem de peças em falta) ou a opção de uma sessão de compras (de acordo com objectivos estabelecidos por cliente são sugeridos looks, silhuetas, peças que deve procurar, peças que deve evitar no futuro...). O valor destas consultas é aproximadamente 150€.

Qual é o conselho que os seus clientes mais pedem?

Ter uma imagem original, especial... sem ser extravagante.

O que é, para si, ter estilo?

Ser fiel à nossa natureza interior e adaptá-la da melhor maneira possivel ao nosso contexto exterior. Os ingredientes essenciais são: naturalidade, confiança e bom senso.

Quem tem como referência na moda em Portugal e no estrangeiro?

Em Portugal gosto de Filipe Faísca e gostei muito do último desfile de Alexander Protich. No estrangeiro; Chanel (Karl Lagerfeld), Miu Miu (Miuccia Prada), Balenciaga (Nicholas Guesquiére), YSL (Stefano Pilati), ... entre outros.

Destaque uma personalidade nacional que esteja sempre atenta às tendências e irrepreensível

Xana Nunes.

Para andar a moda é preciso gastar muito dinheiro?

Não. É preciso ter pouco, e esse pouco ser essencial, minimamente actual, de bom corte e de preferência com um pequeno detalhe original...

Estagiou com Zac Posen. Conte-nos um bocadinho essa experiência

Intensa. Um género de «O diabo veste Prada» (o filme) mas com muita aprendizagem válida pelo meio. Gente talentosa, gente doida, celebridades, noitadas de festa, noitadas de muito trabalho, muitos dias no studio, muitas agulhas espetadas nos dedos, muito riso, muitas lágrimas de stress no ar, muita cumplicidade e uma felicidade estonteante colectiva nos dias de apresentação de colecção/desfiles NY Fashion Week (as 2 em que estive presente).
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção