Nomeadas 2018

Nomeadas

Música

  • BÁRBARA BANDEIRA
    Lux 01
    Revelação na música em 2018, lançou o CD “Cartas” e alcançou o top dos álbuns mais vendidos em Portugal. Aos 17 anos, é uma das campeãs de visualizações no Youtube. Só o tema “Nem Sequer Doeu”, com letra de Agir, alcançou mais de 2.600.000.
  • CARMINHO
    Lux 02
    “Maria” é o título do quinto álbum de Carminho, o mais pessoal de sempre. Depois do êxito de “Carminho Canta Jobim”, a cantora portuguesa, considerada uma das maiores intérpretes da história da nossa música, regressou com um disco de originais.
  • MARIZA
    Lux 03
    O primeiro disco homónimo, “Mariza”, é o sétimo na sua carreira. Nele, a fadista canta “Oração”, um poema da sua autoria, o primeiro nos 17 anos que leva a editar álbuns. Desde “Fado em Mim”, de 2001, que Mariza é uma das maiores referências do fado.

Cinema

  • DANIELA MELCHIOR
    Lux 04
    Em “Parque Mayer”, de António-Pedro Vasconcelos, deu vida a Deolinda, uma jovem da província que tem o sonho de ser artista no Parque Mayer. Um desafio para Daniela Melchior, que se estreou no cinema com este filme.
  • JOANA DE VERONA
    Lux 05
    “Pedro e Inês”, a lendária história de amor, é contada agora por António Ferreira em três tempos distintos: passado, presente e futuro. Três cadências temporais da história, o que fez com que Joana de Verona vivesse três diferentes personagens.
  • VICTORIA GUERRA
    Lux 06
    A personagem foi escrita por Vergílio Ferreira, em 1959, no icónico livro “Aparição”. adaptado agora para o cinema, num filme realizado por Fernando Vendrell. A atriz é Sofia, uma jovem sedutora que se envolve numa relação amorosa com um professor.

Teatro

  • MARIA JOÃO LUÍS
    Lux 07
    A atriz, que também dá cartas do outro lado do palco e é cofundadora e diretora artística do Teatro da Terra, encenou no ano que passou duas peças de grande sucesso: “150 milhões de escravos” e “Alice no País das Maravilhas”.
  • MARIA RUEFF
    Lux 08
    “Zé Manel Taxista, uma Comédia com Brilhantina” celebra os 20 anos de uma das personagens mais acarinhadas de Maria Rueff. A atriz encarna em palco, o taxista de bigode, fungadelas e brilhantina, que adora maldizer e falar do seu Benfica.
  • RITA SALEMA
    Luxo 09
    A atriz brilhou no elenco de “O Deus da Carnificina”, uma comédia negra de Yasmina Reza, que se apresentou como um dos maiores sucessos teatrais do ano, com mais de 35.000 espetadores, numa encenação de Diogo Infante.

TV Ficção

  • DALILA CARMO
    Lux 10
    Com Júlia, em “Valor da Vida”, a atriz revisitou as suas origens e recuperou o sotaque do Norte. A matriarca do núcleo principal da novela deu vida a uma mulher senhora de si, divertida e com um “feitio muito particular”, como assumiu a própria.
  • MARIA JOÃO BASTOS
    Lux 11
    A atriz veste a pele de Maria Armanda Falcão, mais conhecida por Vera Lagoa, na série “Três Mulheres”, de Fernando Vendrell. Uma mulher forte, de ideias determinadas e que marcou a sociedade portuguesa na sua época.
  • VICTORIA GUERRA
    Lux 12
    Na primeira vez que deu corpo a uma pessoa real, Victoria Guerra viveu a pele de Snu Abecassis, uma das protagonistas da série “Três Mulheres”, de Fernando Vendrell. A mulher que contribuiu para a difusão da cultura em Portugal e fundou a editora Dom Quixote.

TV Entretenimento

  • FÁTIMA LOPES
    Lux 13
    Foi mais um ano de muito trabalho para um dos nomes mais credíveis e acarinhados da televisão portuguesa. Fátima Lopes mantém “A Tarde é Sua”, o programa em direto das tardes da TVI, com muitas conversas que viajam por todas as áreas da sociedade.
  • FILOMENA CAUTELA
    Lux 14
    Com grande sentido de humor, conduz o programa “5 Para a Meia-Noite” com grande mestria. Durante todas as quintas-feiras de 2018, com convidados nacionais e internacionais, a apresentadora garante o sucesso deste talk show em direto.
  • LEONOR POEIRAS
    Lux 15
    A apresentadora foi escolhida para dois grandes desafios, nos quais se mostrou à altura. Leonor Poeiras, que ficou, durante as férias de Goucha, aos comandos do “Você na TV”, fez o mesmo durante a ausência de Fátima Lopes no “A Tarde é Sua”.

TV Informação

  • CLARA DE SOUSA
    Lux 16
    É, unanimemente, uma das pivots que mais se destacam no panorama nacional. Além do “Jornal da Noite”, da SIC, o seu profissionalismo credível faz com que seja responsável por emissões eleitorais, entrevistas e debates.
  • CONCEIÇÃO QUEIROZ
    Lux 17
    Pivot e repórter, a jornalista da TVI24, que está há 24 anos na TVI, marca a diferença pelo seu estilo e pela forma como aborda os temas nas suas reportagens. Um trabalho de investigação que já lhe rendeu prémios.
  • SANDRA FELGUEIRAS
    Lux 18
    A jornalista continua a dar o seu melhor no “Sexta às 9”, o programa da RTP de jornalismo de investigação sobre os casos mais polémicos da sociedade portuguesa, projeto que conduz ao lado de uma grande equipa.

Literatura

  • HELENA SACADURA CABRAL
    Lux 19
    Uma coletânea de pequenas histórias e de memórias sobre pessoas que foi encontrando ao longo da vida. É assim “O Sal da Vida”, a obra que Helena Sacadura Cabral editou em 2018, dois anos depois do seu último livro.
  • ISABEL STILWELL
    Lux 20
    A paixão por romances históricos começou a dar frutos em 2007 e, em 2018, o título “D. Maria I” junta-se à coleção que a autora escreveu nos últimos anos. Um livro sobre uma rainha atormentada por um segredo que a levou à loucura.
  • RITA FERRO
    Lux 21
    “Um Amante no Porto” é uma profunda reflexão sobre o amor e também um retrato de época de um rapaz no Porto, nascido numa família burguesa e assinala o 18.º romance da escritora. Um romance vibrante no estilo vivo e mordaz da escritora.

Artes Plásticas

  • ANA MESQUITA
    Lux 22
    Desde que expôs as suas pinturas feitas num iPad, em 2012, Ana Mesquita não mais parou. Em 2018, inaugurou no antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, ao lado do Museu de História Natural e da Ciência, a sua maior exposição, "Temperamento", uma experiência interativa em tributo a Amadeo de Souza-Cardoso.
  • FERNANDA FRAGATEIRO
    Lux 23
    Na sua extensa obra, Fernanda Fragateiro desenvolve um trabalho fortemente apoiado na arte e arquitetura do séc. XX. A artista venceu o Prémio Autores 2018, com a obra “Fernanda Fragateiro: dos arquivos, à matéria, à construção”.
  • MARIA LEAL DA COSTA
    Lux 24
    As suas esculturas em pedra, ferro e bronze caracterizam-se por uma abordagem contemporânea e multifacetada, de grande tranquilidade e beleza. Expõe desde 1994 e está representada em diversas coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.

Moda

  • HELENA VAZ PEREIRA
    Lux 25
    Há 22 anos que a hairstylist penteia os manequins da ModaLisboa. Sempre nos bastidores, é bem visível o trabalho que desenvolve. Em média, penteia 2000 cabeças por edição e, hoje, chefia a equipa responsável pelos penteados no certame de moda.
  • ISILDA MOREIRA
    Lux 26
    Não tinha o sonho de ser modelo, apesar dos amigos lhe dizerem que devia tentar. A verdade é que, em 2018, aos 19 anos, depois de vários trabalhos, esta portuguesa de ascendência cabo-verdiana, estreou-se na passerelle dos ‘anjos’ da Victoria’s Secret.
  • SARA SAMPAIO
    Lux 27
    Sara Sampaio foi escolhida, mais uma vez, para ser um dos ‘anjos’ da Victoria’s Secret e brilhou na passerelle do desfile que, em 2018, se realizou em Nova Iorque. Aos 27 anos, a manequim é uma das mais requisitadas a nível mundial.

Desporto

  • INÊS HENRIQUES
    Lux 28
    A portuguesa sagrou-se, em 2018, Campeã Europeia nos 50 km Marcha, no Campeonato da Europa, que decorreu em Berlim. A atleta chegou a este Europeu como Campeã Nacional nos 20 km marcha e juntou o título ao mundial conquistado em Londres.
  • SELEÇÃO FEMININA DE FUTEBOL
    Lux 29
    Portugal conquistou, pela primeira vez, um lugar no pódio da Algarve Cup de futebol feminino, ao vencer a Austrália, por 2-1, no encontro de atribuição do terceiro lugar, mostrando a cada vez maior qualidade e competitividade da equipa das quinas no feminino.
  • TELMA MONTEIRO
    Lux 30
    A atleta do Benfica conquistou a medalha de ouro no primeiro dia do Grande Slam de Ekaterinburg 2018, na Rússia. A judoca portuguesa, a competir na categoria -57 kg, venceu numa final em que demonstrou a sua grande superioridade.

Política

  • ASSUNÇÃO CRISTAS
    Lux 31
    À frente do CDS-PP desde 2016, Assunção Cristas marca a agenda política nacional. A antiga ministra, que substituiu Paulo Portas, é uma líder nata que, enquanto candidata à Câmara de Lisboa, conseguiu o melhor resultado de sempre do seu partido.
  • CATARINA MARTINS
    Lux 32
    A líder do Bloco de Esquerda é uma mulher de causas, que não baixa os braços para defender os ideais em que acredita. Coordenadora do Bloco desde 2016, é durante o seu mandato que o partido alcança o seu melhor resultado eleitoral de sempre.
  • JOANA MARQUES VIDAL
    Lux 33
    Durante seis anos foi Procuradora-Geral da República e os poderes abanaram como nunca durante o seu mandato ao despoletar a Operação Marquês, Operação Fizz, Vistos Gold, PT/BES, Operação Atlântico, e investigações aos ‘três grandes’ do futebol.

Negócios

  • ELVIRA FORTUNATO
    Lux 34
    A cientista conseguiu um financiamento de 3,5 milhões de euros para instalar um laboratório com o qual espera poder apresentar um trabalho de referência internacional. Uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação, atribuída pela primeira vez a Portugal.
  • PAULA AMORIM
    Lux 35
    Depois da morte de Américo Amorim assumiu a presidência do grupo e prosseguiu a obra do pai, o homem mais rico de Portugal. Em 2018, aumentou o seu património com a compra da Herdade da Comporta, por 158 milhões de euros.
  • SARA DO Ó
    Lux 36
    A CEO do grupo Your lida com números e com a estratégia empresarial do grupo de 11 empresas de serviços de apoio à gestão, desde que, aos 24 anos, abriu a sua empresa de contabilidade e fiscalidade, que, em quatro anos, passou de quatro clientes para 150.

Rádio

  • JOANA CRUZ
    LUX 37
    Com uma voz inconfundível e grande sentido de humor, a locutora da RFM, que deixou o Café da Manhã traz, juntamente com Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura, muitos convidados e as notícias mais loucas espalhadas pelo mundo.
  • VANDA MIRANDA
    LUX 38
    Todas as manhãs, Vanda Miranda dá a voz às manhãs da M80. Um desafio que abraçou e que veio trazer um novo fôlego ao prime time daquela estação de rádio. Alegria e muita descontração marcam o estilo deste nome incontornável da rádio.
  • VERA FERNANDES
    Desde o verão de 2017 que é a voz feminina por detrás das bem-humoradas Manhãs da Comercial. Há 16 anos que a rádio faz parte da sua vida, mas não tem dúvidas de que este foi um dos maiores desafios da sua vida, que abraçou sem pestanejar.

Digital

  • Bárbara Taborda
    LUX 40
    Depois do bemyguest.pt, a relações públicas lançou o magazine digital barbara.pt, um site mais abrangente – que fala de coaching, fitness, desenvolvimento pessoal, yoga, nutrição e cozinha slow aging – para fazer a diferença na vida das pessoas.
  • MARIANA CABRAL
    LUX 41
    Numa nova e diversificada era da comédia, Mariana Cabral apostou nos vídeos e não na stand-up comedy para fazer rir. Bumba na Fofinha é um verdadeiro caso de popularidade para esta autora de vídeos humorísticos e blogger.
  • SOFIA RAMADA CURTO
    LUX 42
    Em cinco meses, Sofia Ramada Curto, mais conhecida como Fake Blogger, revolucionou o digital ao parodiar as celebridades nacionais. Sofia reproduz as poses sexy que os famosos publicam diariamente nas suas redes sociais, mas com resultados bem diferentes.
Regulamento
A Lux escolheu 14 categorias e o júri nomeou três personalidades femininas em cada uma das áreas. Resultará apenas uma vencedora por cada categoria em apreciação, e a votação será feita pelos leitores, via telefone ou através do site Lux.pt. A cada nomeada corresponde um número, de 01 a 42. Para votar na personalidade que quer eleger, ligue para o 760 108 001 e siga as instruções. Custo de participação: €0,60 (mais IVA). A votação decorrerá entre os dias 17 e 30 de janeiro de 2019 (até às 18h). As personalidades vencedoras serão conhecidas no dia 7 de fevereiro, na edição n.º 980 da Lux e em Lux.pt.
Júri
Foi durante um almoço no restaurante II Gattopardo, no Hotel D. Pedro, em Lisboa, que o júri - da esquerda para a direita, Rodrigo Costa Félix, fadista, Helena Isabel, atriz, Maria João Lopo de Carvalho, escritora, Sílvia Rizzo, atriz, e António Romano, diretor da Central Models (integram também o júri, apesar de terem estado ausentes por motivos profissionais, Luísa Castel-Branco, escritora, Helena Forjaz, diretora de comunicação na Media Capital, e Nélson Pereira, treinador de guarda-redes do Sporting) - debateu e selecionou 42 mulheres, três em cada uma das 14 áreas, que se destacaram ao longo de 2018. Pelo oitavo ano consecutivo, será também realizada a eleição das Personalidades Masculinas. Esta votação começará assim que sejam conhecidas as vence­doras femininas.
Powered by:
Powered by Seat
Apoios:
Organização:
COPYRIGHT © 2019 - MASEMBA