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Saúde: Guia de sobrevivência para jantares de Natal
Nutricionista Miriam Santos
Redação Lux em 5 de Dezembro de 2017 às 09:00

Artigo escrito pela nutricionista Miriam Santos

Jantares de Natal: Guia de sobrevivência

O Natal está a chegar. E com ele as decorações, a música, as listas de prendas e, como não pode faltar, os sucessivos convites para jantares de Natal. O jantar da empresa, com os colegas do antigo trabalho, o jantar com os amigos e de família. Parece que nesta altura os jantares se multiplicam e, com eles, os quilos também.

Enquanto nutricionista, reconheço e acompanho, diariamente, o grande desafio que esta quadra representa para muitas pessoas, nomeadamente aquelas que realizam o método PronoKal com o objetivo de perderem peso de forma saudável e duradoura.

Os jantares de Natal, típicos desta quadra natalícia, são uma das principais preocupações e responsáveis pelo aumento de peso nesta altura. Por este motivo, enumerei algumas dicas para que consiga manter o equilíbrio e chegar ao final do mês de dezembro orgulhoso de si mesmo.

Beba água às refeições. Muitas vezes a desidratação é confundida com fome. A água mantém-no hidratado, aumenta a saciedade e evita o consumo excessivo de bebidas açucaradas e alcoólicas de maior valor calórico;

Escolha entradas saudáveis. Opte por entradas como o queijo fresco, azeitonas ou camarão cozido;

Quanto ao prato principal, procure opções mais saudáveis e não se sinta pressionado em terminar toda a comida do prato. Tome atenção às porções;

Se o prato principal estiver predefinido, opte por acompanhá-lo com uma boa salada ou legumes;

Chegada a altura da sobremesa, opte por uma porção menor, dividindo-a com um colega. Pode sempre optar por sobremesas menos calóricas, como as à base de claras de ovo, de fruta e iogurte. No entanto, a porção é fulcral;

Caso o jantar seja em casa de um amigo, ofereça-se para levar um prato cozinhado por si. Assim, saberá que terá uma opção saudável pela qual optar e o anfitrião apreciará o gesto;

Coma de maneira mindfulness. Preste atenção ao que está a comer, saboreando a comida com calma;

Por fim, não deixe de comer os seus pratos favoritos. Coma aquele doce típico que só existe nesta altura e pelo qual espera há tanto tempo. Mas lembre-se: sempre com moderação.

Contudo, lembre-se que mais importante do que seguir estas sugestões, é realmente importante manter o equilíbrio todo o ano. Só assim será possível usufruir desta quadra tão especial de forma realmente saudável, bem como do melhor que ela tem para oferecer: a companhia de quem mais gosta.

 

Miriam Santos

Nutricionista PronoKal Group

www.pronokal.com

21 13 407 00

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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