Notícias
Redação Lux em 9 de Janeiro de 2018 às 15:36
Milhares de flamingos fazem espetáculo único natural na Ameira
1/2 - Milhares de flamingos fazem espetáculo único natural na Ameira Foto: Câmara Municipal de Alcácer do Sal/Divulgação
2/2 - Milhares de flamingos fazem espetáculo único natural na Ameira Foto: Câmara Municipal de Alcácer do Sal/Divulgação

Todos os anos, milhares de flamingos passam pela Reserva Natural do Estuário do Sado em busca de alimento. Este mês de janeiro em particular, coincidindo com a preparação das terras para a sementeira do arroz, a zona da Ameira (perto da antiga estação de comboios de Alcácer do Sal) tem registado a presença de um elevado número destas aves pernaltas, proporcionando um espetáculo único natural em tons de rosa, branco e preto.

Os flamingos são aves de bico encurvado, pertencentes à família Phoenicopteridae e à Ordem dos Ciconiiformes. São a ave mais alta da nossa fauna, podendo ultrapassar o metro e meio; alimentam-se de algas e pequenos crustáceos e vivem junto a zonas aquáticas em bandos numerosos. Em Portugal não é conhecido um núcleo oficial de nidificação.

A Reserva Natural do Estuário do Sado, que abrange o concelho de Alcácer do Sal, é um dos pontos de eleição dos flamingos, mas também da cegonha branca, garças, pernas-longas, colhereiros, aves de rapina, patos, guarda-rios, e ainda mamíferos como a lontra-europeia, o saca-rabos, a raposa, o gamo, o texugo e o roaz-corvineiro.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção