Nacional
Redação Lux em 9 de Abril de 2018 às 18:00
Maria João Luís regressa ao Teatro Nacional São João
1/3 - Ivone Princesa de Borgonha_Maria João Luís ©Mário Sabino Sousa
2/3 - Ivone, Princesa de Borgonha_Marcello Urgeghe ©Maria Antunes
3/3 - Ivone, Princesa de Borgonha_Nuno Casanovas, Alexandra Sargento e Maria João Luís ©Maria Antunes

Ivone, Princesa de Borgonha chega ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), depois de se ter estreado, em março, no Teatro do Bairro, em Lisboa. O texto do escritor e dramaturgo Witold Gombrowicz conta com tradução de Luísa Costa Gomes e encenação de António Pires. Do elenco da peça, destaque para o regresso ao TNSJ de Maria João Luís, depois das suas interpretações em Doce Pássaro da Juventude (2016), Águas Profundas + Terminal de Aeroporto (2016) e, mais recentemente, A Noite da Iguana (2017). O espetáculo estreia-se no TNSJ no dia 11 de abril, às 21h00, e está em cena até ao dia 22 de abril.

A comédia “cruel” – dividida em atos, à maneira clássica – conta-nos a história de Filipe de Borgonha, um príncipe mimado pelos pais que tem tudo o que quer, como as mulheres mais belas, e ainda mais. Um dia, enquanto caminha pelo passeio público, e ciente de que as estrelas propícias lhe oferecerão “iniciativas de grande envergadura”, prepara-se para o encontro com o destino: Ivone, "uma aventesma queda e muda" com quem acaba por decidir casar. É em torno desta princesa que a história se desenrola. Apesar da sua centralidade, a jovem quase não se pronuncia ao longo de toda a peça. Essa “mudez”, e incapacidade de se saber o que pensa, causa apreensão e conduz as restantes personagens a dizerem a “verdade”. 

Ivone, Princesa de Borgonha – coprodução Ar de Filmes/Teatro do Bairro e TNSJ – pode ser visto às quartas e sábados, às 19h00; quintas e sextas, às 21h00; e domingo, às 16h00. A récita de 22 de abril conta com tradução em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. No dia 15 de abril, às 16h00, o TNSJ promove uma oficina criativa – que tem por base o mote da peça –  destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos. O valor de inscrição é 2,50 euros, por criança.

 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção