PUB
PUB
Moda e Beleza
Desfile «Lusofonia da Moda» celebra diversidade cultural no Chiado
Desfile Lusofonia da Moda
Redação Lux  com IP em 13 de Junho de 2011 às 19:00
A primeira edição da «Lusofonia da Moda» encheu esta terça-feira a Rua do Carmo e transformou o Chiado num verdadeiro espaço de diversidade cultural.

Promovido pelo Espaço Santa Casa (SCML) em conjunto com vários parceiros, o desfile de moda contou com a participação do conceituado estilista português, José António Tenente e juntou novos talentos dos vários países lusófonos num evento que pretendeu assinalar o Ano Europeu do Voluntariado.

Da Comissão de Honra faziam parte nomes como Maria Barroso, António Galamba (Governador Civil de Lisboa) e ainda os embaixadores dos países envolvidos neste evento.

Com o intuito de celebrar o Ano Europeu do Voluntariado, a «Lusofonia da Moda» pretende celebrar a diversidade cultural e a moda enquanto espaço de inclusão social e de empreendorismo.

Luna Marques, coordenadora do Espaço Santa Casa explica como surgiu a ideia desta iniciativa: «este evento nasce através de um dos vários projectos, do Espaço Santa Casa «Espaços Interculturais» que desenvolve um trabalho no sentido de promover a inclusão social, o respeito pela diferença e pela identidade de cada cidadão».

A escolha do local foi para Luna Marques fácil, dado que a zona do Chiado se identifica perfeitamente com o conceito do evento.

«A Rua do Carmo tem um glamour único, é uma zona emblemática e histórica da cidade, logo o melhor local para um desfile desta natureza. É um espaço que traz dignidade e elegância à «Lusofonia da Moda. E acrescenta, «por outro lado, o objectivo era estar próximo dos cidadãos e dar-lhes a possibilidade de se associarem ao evento. Por essa razão, realizar o desfile na rua e dar acesso livre ao desfile é também, uma forma de levar a cultura a todos os cidadãos».

José António Tenente, associa-se a esta iniciativa e revela, «aceitei o convite da Santa Casa da Misericórdia para apoiar e estar presente no evento Lusofonia da Moda porque considerei poder contribuir assim para uma causa nobre, que incentiva a criatividade de novos talentos na área da moda, em países muito próximos de Portugal. É um prazer associar-me a esta iniciativa que promove a diversidade cultural entre países que têm em comum a língua portuguesa.»

O desfile, aberto ao público, contou com a participação de sete países: Portugal - My Lisbon (Cristina Abreu), Brasil - Eliza Polansky, Cabo Verde ¿ Ana Raquel, Guiné ¿ Conceição Carvalho, Angola ¿ Dyvaldo João, São Tomé e Príncipe ¿ Goretti Pina, e República de Moçambique ¿ Moms Momade Daniel.

«Trata-se de um evento em que a moda é um veículo cultural. As embaixadas contactadas destes países, que são nossas parceiras neste evento, aderiram entusiasticamente a este desafio e portanto é com muito prazer que vamos ter um representante do corpo diplomático de todos os países lusófonos», acrescenta Luna Marques.

Quanto aos modelos em passerelle, a Luna Marques refere que «a participação envolveu manequins profissionais, ex-manequins e figuras públicas, produção e direcção coreográfica de Vítor Nobre». A ¿Lusofonia da Moda¿ contou com apresentação da jornalista Fernanda Freitas, presidente do Ano do Voluntariado em Portugal e com as presenças musicais de Vitorino e o grupo etnográfico «Kaléma», oriundos de São Tomé e Príncipe.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção