Notícias
Saúde: makeover dentário pós-tratamentos oncológicos
Antes - caso de reabilitação oral pós tratamento oncológico Foto: Esmeralda Martins
Redação Lux em 13 de Setembro de 2018 às 09:00

Artigo da autoria da Dra. Esmeralda Martins, médica-dentista

Recomendo sempre que um paciente oncológico consulte um dentista antes de iniciar os tratamentos para fazer uma avaliação odontológica, despistando focos de infeção e prevenindo assim problemas, nomeadamente periodontais que o paciente possa ter e que se podem manifestar de forma grave quando o sistema imunológico fica mais debilitado.  

Os tratamentos contra o cancro têm evoluído bastante ao longo do tempo, com melhorias muito significativas para o doente em termos de eficácia e de qualidade de vida, mas têm efeitos a longo prazo que necessitam de acompanhamento e cuidado. Entre as várias eventuais sequelas, esses pacientes podem apresentar problemas a nível dos dentes e das gengivas que não devem ser descurados. A quimioterapia, por exemplo, pode afetar o esmalte dos dentes e aumentar o risco de problemas dentários, e altas doses de radioterapia na região da cabeça e pescoço podem alterar o desenvolvimento dos dentes, causar doenças das gengivas e diminuir a produção de saliva, provocando boca seca.

Esta impressionante reabilitação foi efetuada num paciente que passou por um processo de radioterapia nas cordas vocais para combater um tumor. 

Aos 63 anos, Carlos Gomes enfrentou um cancro nas cordas vocais com uma determinação, ânimo e energia inabaláveis. Nunca se deu por vencido, manteve sempre o espírito acima da doença como gosta de frisar, e sempre, incrivelmente, com um sorriso nos lábios. Esse sorriso, contudo, ressentiu-se e foi para apagar memórias passadas que Carlos, mais uma vez não se dando por vencido, veio ter comigo, resoluto em recuperar a jovialidade e a saúde da sua dentição que tinha ficado comprometida. 

Começámos por uma limpeza profunda, vital para assegurar a boa saúde das gengivas e passámos, então, à reabilitação no maxilar superior com a colocação de facetas feldspáticas. Foram feitas fotografias de cada dente, digitalizadas em computador e, logo aí, desenhadas as facetas ideais para devolver o sorriso ao paciente. 

Com o novo sistema Cerec Bluecam, de tecnologia alemã, a faceta é imediatamente talhada, muito fininha. Em seguida, é feito um brilho (glaze) em forno próprio, corrigida a cor, se necessário, e colocada na boca, imediatamente. 

Esta técnica de makeover dentário permite-nos alterar/corrigir/reabilitar a forma, cor e feitio dos dentes e é finalizada com um branqueamento Philips Zoom Professional Whitening para um sorriso branquinho e saudável.

Todo este trabalho foi feito num dia, numa só ida ao dentista, o que surpreendeu o Sr. Carlos que se acostumara a muitas e longas idas e vindas aos médicos. Depois de uma luta cheia de incertezas, com alguns sustos mas sempre encarada com firmeza, Carlos Gomes é um sobrevivente que se agarra com gratidão a tanta vida que ainda tem pela frente e que reflete isso num sorriso cheio e digno da sua personalidade cativante.

Clínica Milénio
Rua Manuel Silva Leal, 11-C, 1600-166 Lisboa  
Tel. +351 217 277 265  Fax +351 217 277 264  
e.geral@clinicamilenio.com 
www.facebook.com/Esmeraldamartinsdentista

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção