Notícias
Médicos dentistas celebram 20 anos da sua Ordem na Assembleia da República
Médicos dentistas celebram 20 anos da sua Ordem na Assembleia da República
Redação Lux em 14 de Dezembro de 2018 às 10:43

Os Médicos dentistas celebraram 20 anos da sua Ordem na Assembleia da República. A cerimónia teve a presença de várias personalidades do setor da Saúde que estiveram envolvidas na criação da Ordem e em projetos que marcaram a medicina dentária nestas duas últimas décadas.

Destes projetos destacam-se o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, que inclui o cheque dentista, o reconhecimento nacional e internacional da profissao, , o acesso à medicina dentária via Serviço Nacional de Saúde, bem como a implementação de especialidades.

"O acesso à saúde oral é um direito universal, uma grande percentagem da população portuguesa tem falta de dentes,  apenas 32% dos portugueses têm os dentes todos , de acordo com a estatística do barómetro da OMD (Ordem dos Médicos Dentistas ). Existe uma série de razões para as pessoas não terem dentes , desde o medo até razões económicas. A falta de dentes e dentes cariados afetam a saúde, causam envelhecimento precoce e diminuiçao da autoestima, a boca é  uma porta de entrada de baterias que se podem alojar no coração e causar por exemplo endocardite bacteriana. Tem de haver uma mudança em Portugal, uma mudança de mentalidades e  de prioridades. Há um caminho que é : medicina dentaria  no SNS , porque os portugueses têm de ter direito a cuidados básicos de medicina dentaria  e as pessoas têm de saber que há solução para a falta de dentes. Com a evolução da medicina dentaria atualmente há soluçao de colocação de dentes para todos os casos", destacou a Médica Dentista especialista da Ordem, Sónia Araújo Santos.

 A ministra da saúde Marta Temido na cerimónia salientou a importância da saúde oral e prometeu continuar o trabalho que tem sido desenvolvido para integrar a medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde. A ministra fez ainda questão de deixar algumas palavras de apreço pelo papel exemplar da Ordem dos medicos dentistas e do seu bastonário, sempre ao serviço dos doentes e da saúde oral.

Algumas etapas da História da OMD foram resumidas pelo seu bastonário Orlando Monteiro da Silva:

“é uma história da promoção da acessibilidade a cuidados de medicina dentária, do envolvimento na saúde pública, nos Programas de Saúde Oral, da parceria virtuosa do setor público com a prática privada que constituiu o cheque dentista. É uma história também de integração, mais recente e a outro nível, nos serviços públicos, destinada a colmatar uma lacuna enorme desde a sua fundação do nosso SNS, a bem da saúde das populações, possibilitando a muitos portugueses ir ao dentista pela primeira vez…Em 2018".

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sublinhou os ganhos em saúde oral desde que há dez anos foi criado o cheque-dentista, destacando os enormes progressos que Portugal conseguiu sobretudo ao nível das crianças.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção