Notícias
Redação Lux em 16 de Maio de 2018 às 15:40
Com a presença da atriz Margarida Vila Nova, “Heróis do Sol Saudável” arrancou hoje nas escolas
1/3 - Margarida Vila Nova com a mascote Heróis do Sol Saudável Foto: Divulgação
2/3 - Margarida Vila Nova embaixadora dos Heróis do Sol Saudável hoje na apresentação na Escola Básica das Laranjeiras Foto: Divulgação
3/3 - José Carlos Sousa da DGE Margarida Vila Nova Vítor Veloso Presidente da LPCC e Margarida Condado da Garnier Ambre Solaire Foto: Divulgação

A apresentação da 5ª edição do projeto “Heróis do Sol Saudável”. contou com a  presença da atriz Margarida Vila-Nova, embaixadora do projeto este ano. 

O projeto “Heróis do Sol Saudável” teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças que frequentam o 1º ciclo. Esta iniciativa pretende mostrar que o Sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Todos os anos, tem conseguido atingir os objetivos a que se propôs, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável realizado em Portugal.

O objetivo prioritário do projeto é a sensibilização para um comportamento responsável ao sol, junto de mais de meio milhão de crianças do 1.º ciclo do ensino básico, de escolas públicas e privadas, de todo o país.

Durante as próximas semanas, os vários Núcleos Regionais da Liga Portuguesa Contra o Cancro vão realizar um roadshow pelas escolas básicas com diversas ações educativas, alertando crianças e, através delas, professores, educadores e pais, para os perigos de uma exposição solar incorreta.

Durante o roadshow, que visitará escolas de norte a sul do país, serão distribuídos aos alunos livros educativos e jogos de tabuleiro dos ‘Heróis do Sol Saudável’ com mensagens importantes sobre proteção solar. O jogo, assim como os vários materiais educativos, vão também estar disponíveis online no site do projeto, em www.heroisdosolsaudavel.pt.

A incidência dos vários tipos de cancros da pele tem vindo a aumentar em todo o mundo, estimando-se que em Portugal, em 2018, terão sido diagnosticados 12.000 novos casos, cerca de 1.000 serão melanomas. Para Vítor Veloso, Presidente da LPCC, “Como os números demonstram, a incidência do cancro de pele continua a aumentar e é fundamental reforçar a prevenção primária. É importante sensibilizar os mais novos para o uso correcto do protetor solar, com fator de proteção solar muito alto e também para usarem t-shirt, usar chapéu e óculos escuros.

“Para a Garnier Ambre Solaire educar e consciencializar as gerações futuras dos riscos da exposição solar, promovendo comportamentos responsáveis ao sol é um objetivo muito importante. Por esta razão trabalhamos em parceria com a LPCC há 18 anos, principalmente junto das crianças do ensino básico. Por um lado, é importante que estas crianças adotem bons hábitos desde cedo no que toca à proteção solar. Por outro lado, acreditamos que as crianças têm um poder único de transmitir esta mensagem educativa aos adultos, pois, em Portugal, existem ainda muitos comportamentos errados face à exposição solar”, declara Margarida Condado, Diretora de Marketing da Divisão de Grande Consumo da L’Oréal.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção