PUB
PUB
Notícias
Redação  com IP em 19 de Junho de 2009 às 12:52
Angelina Jolie ao lado de Guterres pelos refugiados (vídeos)
Angelina Jolie, embaixadora da ONU para os Refugiados, esteve presente, esta quinta-feira à noite, na National Geographic Society, em Washingtonem, ao lado do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, para pedir ao mundo que não considere como um fardo as milhares de vítimas de conflitos em todo o mundo mas, antes, reconheça o seu potencial.

Em vésperas do Dia Mundial do Refugiado, assinalado a 20 de Junho, a actriz, citada pela agência Lusa, declarou que os refugiados «são sobreviventes. E podem trazer essas qualidades para o serviço das suas comunidades e dos países que os abrigarem».

Vídeo: veja as declarações de Angelina Jolie

António Guterres falou também das crescentes dificuldades e perigos enfrentados no mundo pelos mais de 42 milhões de refugiados e por todos aqueles que tentam ajudá-los.

O ex-primeiro-ministro português considerou ser particularmente complicado para o pessoal humanitário deslocar-se no terreno e, para os refugiados, ultrapassar as fronteiras dos Estados, o que faz com que seja «mais difícil e mais difícil para o ACNUR aceder a eles».

«É difícil equilibrar a soberania dos Estados com a soberania do ser humano», disse Guterres salientando que também o «pessoal humanitário está a tornar-se cada vez mais um alvo», o que apresenta o dilema de como equilibrar «as necessidades urgentes de civis inocentes e garantir a segurança das pessoas a tentar ajudá-los».

O Dia Mundial dos Refugiados será assinalado com um concerto em Washington e outro de refugiados curdos no Norte do Iraque, um jogo de futebol na Austrália entre refugiados e um festival de cinema no Japão.

O site www.refugeedaylive.org transmitirá sábado, entre as 14:00 e as 02:00 TMG (15:00 e 03:00 de domingo em Lisboa), imagens ao vivo do Iraque, do Paquistão, de um campo de refugiados em África e de um acampamento para deslocados na Colômbia.

Já esta semana tinha surgido um vídeo com uma gravação de Angelina Jolie onde a actriz apela à atenção das autoridades e da população para os milhões de refugiados, obrigados a abandonar as suas casas, para fugir da guerra e perseguições várias, deixando o aviso: «Os refugiados são as pessoas mais vulneráveis à face da terra. Lutam todos os dias pela sobrevivência e merecem todo o nosso respeito. Por favor, não se esqueçam deles. O Dia Mundial do Refugiado serve para isso».

Veja em baixo o vídeo completo:



Entretanto Angelina Jolie não se ficou pelas palavras. Em conjunto com Brad Pitt doaram, através da fundação a que presidem, um milhão de dólares para ajudar os refugiados paquistaneses vítimas dos confrontos entre tropas e militantes do Taliban.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção