Notícias
Redação Lux em 20 de Fevereiro de 2019 às 16:43
Saúde: Recuperar o sorriso num só dia com Implantes e dentes fixos
1/4 - Recuperar o sorriso num só dia com Implantes e dentes fixos - foto depois Foto: Esmeralda Martins
2/4 - Foto Antes: Recuperar o sorriso num só dia com Implantes e dentes fixos Foto: Esmeralda Martins
3/4 - Esmeralda Martins - Caso de reabilitação
4/4 - Francisco Salvado (Estomatologista – Reabilitação Cirúrgica)

Recuperar o sorriso num só dia com Implantes e dentes fixos, por Esmeralda Martins (Médica-dentista – Reabilitação Protética e Estética) e Francisco Salvado (Estomatologista – Reabilitação Cirúrgica)

Há alturas em que se tem de tomar uma decisão radical e, para Raquel, que vinha a adiar e adiar a sua ‘questão dentária’, implicou assumir que os seus dentes já não eram viáveis e perceber que tinha, de uma vez por todas, de lhes dizer adeus para poder dar as boas-vindas a um sorriso bonito, saudável e atraente.


O seu caso não é único, a verdade é que muitos pacientes passam por este processo – às vezes perigosamente demorado – de consciencialização de que os seus dentes não têm salvação. Ouvem as soluções propostas, mas precisam de um tempo para interiorizar a mudança. Muitos pacientes prendem-se a uma imagem que tinham dos seus dentes da juventude e têm receio de perder a sua personalidade com a colocação de próteses ou facetas. Perdem tempo e energia angustiados na lembrança de como os dentes eram no passado e culpabilizam-se pelas várias situações e ‘distrações’ que levaram a que os dentes ficassem em mau estado. Vão adiando tratamentos, faseando intervenções e muitos outros protelam a ida ao dentista exatamente para não encararem a verdade, mas são problemas tão evidentes, que não podem ser ignorados, porque essa imagem já está completamente comprometida e é irrecuperável, e a realidade é dolorosa e terrivelmente inestética.
 

Raquel, uma mulher a passar por muitas mudanças numa fase de pré-menopausa, vinha com a autoestima tão em baixo que, na verdade, não se olhava muito ao espelho e não tinha consciência da imagem de desmazelo que projetava. Às vezes, é preciso enfrentar o espelho.
Felizmente, os avanços tecnológicos dos últimos anos dotam o dentista de instrumentos muito eficazes para reabilitar completamente o sorriso e, muito importante, apenas num dia, numa única ida ao dentista.

 

A técnica com o mínimo de quatro implantes é um procedimento cirúrgico e protético que consiste na reabilitação da maxila e da mandibula, com prótese fixa, através da colocação de quatro implantes na região anterior dos maxilares, onde a densidade óssea é maior, permitindo a colocação de uma prótese fixa de 12 a 14 dentes, imediatamente, no próprio dia da cirurgia.
Quando se tem todos os dentes em falta ou quando os dentes já não são viáveis, este é o método utilizado para devolver os dentes e consequentemente a harmonia ao sorriso do paciente.

 

Raquel ‘cortou o mal pela raiz’, como se costuma dizer. Tomada a decisão e marcado o dia, entrou no consultório insegura e triste com o seu aspeto e, horas depois, saiu uma mulher nova, confiante e com uma atitude completamente diferente para um novo começo.

Dra.Esmeralda Martins 
Médica-dentista 
Clínica Milénio 
Rua Manuel Silva Leal, 11-C 1600-166 Lisboa  
t +351 217 277 265  
f +351 217 277 264  
e.geral@clinicamilenio.com 
www.facebook.com/Esmeraldamartinsdentista

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção