PUB
PUB
Notícias
Saúde: Diabetes é fator de risco para mau funcionamento do sistema nervoso
30 mil pessoas com diabetes tipo 1 em Portugal, segundo DGS
Redação Lux em 22 de Maio de 2016 às 18:38

O mau funcionamento do sistema nervoso autónomo pode afetar quase todos os sistemas corporais pelo que identificar a anomalia é determinante para um tratamento mais eficaz.

De acordo com Mariana Santos, neurologista e neurofisiologista clínica no Hospital Lusíadas Lisboa “a diabetes é a principal causa de disfunção do sistema nervoso autónomo. As complicações decorrentes desta doença provocam lesões no sistema nervoso periférico que inclui os nervos motores, sensitivos e o sistema nervos autónomo”.

E acrescenta: “Na diabetes, os testes de avaliação do sistema nervoso autónomo, são bastante úteis permitindo o diagnóstico e a determinação da gravidade das lesões. A Associação Americana de Diabetes sugere a realização destes testes ao fim de cinco anos após o diagnóstico de Diabetes tipo I e na altura do diagnóstico nos casos de Diabetes tipo II”.

O tratamento da disfunção autonómica é em grande parte dependente da causa. “Quando o tratamento da causa subjacente não é possível, o médico irá tentar várias terapias para aliviar alguns sintomas e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Isso pode passar por medidas não farmacológicas (uso de meias de compressão elástica, aumento do consumo de líquidos, aumento do sal na alimentação, realizar refeições pequenas e frequentes, dieta pobre em gordura e rica em fibras, etc.) e fármacos”, esclarece a neurologista Mariana Santos.

O sistema nervoso autónomo é uma parte do sistema nervoso que funciona independente da vontade e consiste em neurónios que conduzem impulsos desde o sistema nervoso central (cérebro e/ou espinal medula) até às glândulas, músculo liso e músculo cardíaco. O seu papel é aperfeiçoar constantemente o funcionamento dos órgãos e sistemas de órgãos de acordo com os estímulos internos e externos; e ajudar a manter a estabilidade e equilíbrio interno do corpo, através da coordenação de várias atividades como secreção de hormonas, circulação, respiração, digestão e excreção.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção