PUB
PUB
Internacional
Brasil investe oito mil milhões de euros no Rio de Janeiro antes dos Jogos Olímpicos
Ensaio: chama acesa no estádio olímpico em Sochi
Redação Lux  com CSS em 17 de Abril de 2014 às 09:30
As entidades envolvidas na organização dos Jogos Olímpicos de 2016 vão investir 24 mil milhões de reais (cerca de 8 mil milhões de euros) na melhoria de infraestruturas para uma melhor mobilidade e em diversos projetos de sustentabilidade no Rio de Janeiro.

No decurso da apresentação do «Plano de Políticas Públicas» para os Jogos Olímpicos, os representantes dos diversos organismos referiram que o objetivo consiste em criar «um legado» que permaneça na cidade brasileira após o final do evento desportivo.

Cerca de 43% do montante anunciado é da responsabilidade do setor privado, e 57% dos cofres do Estado.

A câmara do Rio de Janeiro investirá 14,3 milhões de reais (4,3 milhões de euros), o governo do Estado do Rio de Janeiro 2,8 milhões de euros e o executivo federal 36 milhões de euros.

Entre os projetos inclui-se a construção de uma nova linha de metro, sistemas de corredores exclusivos para autocarros, a renovação das áreas portuárias e nos trajetos de transportes públicos.

Para melhorar o meio ambiente, foi anunciado um projeto de limpeza da Baía de Guanabara, onde vão decorrer as competições de vela, e o saneamento de diversas áreas particularmente afetadas pela ausência de infraestruturas.

Ao justificar o projeto, o presidente da câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que os Jogos Olímpicos são uma oportunidade de «resolver alguns problemas que a cidade enfrenta há 450 anos», como as frequentes inundações da praça da Bandeira.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção