PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com IP em 28 de Janeiro de 2010 às 12:27
Saiba quais são as casas reais mais caras da Europa
Em tempo de crise todos os tostões contam. Um estudo de Herman Matthijs, professor catedrático de Ciências Políticas na Universidade Livre de Bruxelas, investigou as contas das Casas Reais Europeias e analisou à lupa todas as despesas que dão cabo de qualquer orçamento.

Cada um das monarquias europeias recebem anualmente um orçamento estimado para cobrir as despesas de cada um dos elementos da família real e aspectos relacionados com eventos oficiais, como o caso das despesas de deslocação e alojamento.

A segurança da família real, a manutenção dos palácios, os salários dos trabalhadores e as despesas das diferentes instituições ligadas à Casa Real também são consideradas aquando da aprovação do orçamento.

A monarquia inglesa é, de longe, a mais dispendiosa para os bolsos dos contribuintes. Cerca de 46,6 milhões de euros é o valor anual concedido pelo governo inglês à Casa real.

A casa Real Holandesa surge logo em segundo lugar, na lista das mais dispendiosas para os cofres do estado, absorvendo cerca de 39,6 milhões de euros.

A lista segue com a Noruega em terceiro lugar (28 milhões de euros), Bélgica (13,7 milhões de euros) em quarto, Dinamarca e Suecia (12 millões de euros) em quinto e Espanha (8,9 milhões de euros). O Luxemburgo possui a casa Real mais baratinha com cerca de 8,7 milhões de euros anuais.

Reveja as fotos da cerimónia de abertura do ano parlamentar em Inglaterra mostram todo o aparato e pompa da Casa Real britânica

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção