PUB
PUB
Internacional
Fotos: Cerimónia religiosa da entronização do Rei Guilherme e da rainha Máxima da Holanda
\Entronização dos reis Guilherme e Máxima da Holanda - Cerimónia religiosa Foto: Reuters
Redação Lux  com AM em 30 de Abril de 2013 às 13:37
Eram 12h59 quando os novos reis da Holanda entraram na Igreja Nova de Amesterdão ao som do hino nacional. A rainha Máxima veste um vestido azul cobalto - do estilista Jan Taminiau -, como as suas filhas, com uma capa, enquanto o rei Guilherme Alexandre usa um manto vermelho.

A cerimónia de juramento e investidura, que durará cerca de uma hora, será assistida por mais dos 200 membros das câmaras e pelos convidados, entre eles 19 representantes da família da realeza.

Durante a cerimónia, Máxima está de mão dada com o marido e tenta conter a emoção. A tiara que a agora rainha usa foi um presente de Guilherme III a Guilhermina e tem diamantes e safiras.

Cerca das 13h10, frente a frente, Guilherme e Máxima colocaram os símbolos reais: coroa, cetro, esfera, espada e um estandarte com a bandeira holandesa e recebem ainda uma cópia da Constituição.

Após a investidura, os membros das câmaras, assim como os representantes de Aruba, Curaçao e San Martin, juram fidelidade ao novo Rei e Chefe de Estado. O rei permanece de pé, como quem presta juramento, enquanto os restantes convidados ficam sentados.

Desde que o Rei abandonou o palácio e chegou à Igreja Nova foram disparadas salvas a cada cinco segundos no terreno militar da Marinha no rio IJ.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção