Internacional
Nelson Mandela tinha seis nomes. Saiba o seu significado!
Redação Lux em 2013-12-05 23:01

O líder histórico da África do Sul, considerado o fundador da democracia no país é conhecido por vários outros nomes além de Mandela.

Alguns deles vêm da sua infância, outros refletem o respeito pelo herói anti-apartheid.

1 - Rolihlahla

Quando nasceu foi chamado Rolihlahla Mandela pelo pai (Nkosi Mphakanyiswa Gadla Henry). Em Xhosa, Rolihlahla significa «que traz problemas».

2 - Nelson

O nome Nelson foi-lhe atribuído na Escola Primária. De acordo com a Fundação Nelson Mandela foi-lhe dado pela professora no primeiro dia de aulas em Qunu,e não se sabe de alguma razão especial, apenas que era um nome muito popular na altura.

3 - Madiba

Madiba é o nome do clã Thembu a que Mandela pertence. Foi também o nome de um chefe Thembu no século XIX. Chamar Madiba a Mandela é sinal de carinho e respeito.

4 - Tata

Significa «pai» em Xhosa. Como é considerado o pai da democracia na África do Sul, Mandela é carinhosamente tartado por «Tata».

5 - Khulu

Em Xhosa, Khulu é uma abreviatura de «uBawomkhulu», que significa «avô» e também é sinónimo de grande e supremo. É mais uma forma carinhosa de se referirem a Mandela.

6 - Dalibhunga

Aos 16 anos, Mandela foi iniciado na vida adulta numa cerimónia tradicional Xhosa em que recebeu o nome de Dalibhunga, que significa «criador ou fundador da conciliação, do diálogo». Usado no cumprimento deve ser precedido por «Aaah!», «Aaah! Dalibhunga».

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado