PUB
PUB
Internacional
Susan Sarandon chama nazi ao Papa Bento XVI
Susan Sarandon (foto Reuters)
Redação Lux  com IP em 18 de Outubro de 2011 às 10:45
A atriz americana, Susan Sarandon, está no centro de uma polémica depois de ter chamado nazi ao Papa Bento XVI, durante uma entrevista realizada no Hamptons Film Festival.

Segundo o TMZ a protagonista de «Thelma & Louise» referiu-se desta forma ao Sumo Pontífice enquanto comentava a cópia que enviou ao Papa do livro «Pena de morte» que fala sobre o castigo que deu origem ao filme homónimo que a atriz protagonizou em 1995 ao lado de Sean Penn e que lhe valeu um Óscar.

No momento em que foi questionada sobre a que Papa tinha enviado o livro, Sarandon respondeu: «Ao último (João Paulo II) e não ao nazi que temos agora».



Questionada sobre o uso de tal termo para referir-se a Bento XVI, a atriz insistiu e voltou a chamá-lo de nazi.



Na verdade Joseph Ratzinger integrou a juventude hitleriana durante a adolescência, à semelhança dos restantes adolescentes durante o período da Alemanha nazi. Uma Integração que não era voluntária mas obrigatória.

O grupo pela tolerância Anti-Defamation League solicitou, esta terça-feira, que Susan Sarandon comunicasse um pedido de desculpas à comunidade católica e «a todos aqueles que se tenham sentido ofendidos» com as afirmações da atriz americana.

«A senhora Sarandon pode ter as suas diferenças com a igreja Católica, mas o facto não serve de desculpa para fazer analogias nazis. As suas palavras são odiosas e só servem para diminuir a verdadeira história do Holocausto», disse o diretor do grupo, Abraham H. Foxman.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção