PUB
PUB
Internacional
Cidade japonesa famosa pela matança de golfinhos vai ser atração turística
Taiji Foto: DR
Redação Lux em 11 de Outubro de 2013 às 17:14
Foi em 2009 que o documentário The Cove pôs a cidade de Taiji, no Sul do Japão, nas bocas do mundo.

O documentário, que foi galardoado com um Óscar, denunciou a captura anual de dezenas de golfinhos para parques aquáticos e o massacre de milhares para consumo na «baía da água vermelha» e ainda o lado grave da contaminação por mercúrio que derivava do consumos dessas carnes.

Quatro anos passados, foi anunciado que a famosa enseada será transformada numa atração turística, através da criação de um parque marinho onde os turistas poderão nadar lado e lado com golfinhos e baleias, assistir à sua captura e comê-los, em restaurantes locais.

Apesar dos protestos das organizações de defesa dos animais, a captura de golfinhos mantém-se e os golfinhos e baleias serão uma atracção turística na baía de Hatakejiri, enseada onde a captura tem lugar, num espaço delimitado com cerca de 28 hectares.

«Planeamos fazer isto a uma escala maior. Esta é parte do plano de longo prazo para tornar a cidade inteira num parque, onde [os turistas] podem ver os mamíferos enquanto provam vários produtos marinhos, incluindo carne de golfinho e de baleia», esclareceu um responsável do governo local, Masaki Wada, citado pela AFP.

O documentário «The Cove» de 2009:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção