Internacional
Barbara Windsor diagnosticada com a doença de Alzheimer
Laurence Olivier Awards (Lusa)
Redação Lux em 10 de Maio de 2018 às 13:00

Barbara Windsor foi diagnosticada com a doença de Alzheimer.

O marido da atriz de 80 anos, Scott Mitchell, confirmou que Barbara está a ser medicada para ajudar a controlar a "doença cruel" - que é a causa mais comum de demência e pode causar perda de memória - e revelou que a mulher chorou quando recebeu a terrível notícia.

"Quando o médico nos disse, ela começou a chorar e depois esticou a mão para mim e disse:" Sinto muito. Eu apertei a mão dela e disse: 'Não se preocupe, nós ficaremos bem.' ", declarou ao The Sun.

Scott Mitchell evidenciou ainda que decidiram partilhar a doença com o público para que compreendam algumas reações estranhas que Barbara Windsor possa vir a ter.

"Espero que falar vá ajudar outras famílias a lidar com entes queridos que têm esta doença cruel. Em segundo lugar, eu quero que o público saiba porque eles são naturalmente muito atraídos por Barbara e ela adora conversar com eles. Então, em vez de viver com medo, ela pode ficar confusa ou chateada e eles saberão que se o comportamento dela parecer estranho, é devido ao mal de Alzheimer e aceitem pelo que é".
 

A estrela de 'Carry On' tem estado num estado de "contínua confusão" desde que completou 80 anos em agosto passado, e apesar de gostar de sair para passear, Scott - que é casada com a atriz há 18 anos - revelou que Barbara sente uma certa vergonha pelo diagnóstico.

Scott contou ainda que notou pela primeira vez uma diferença em Barbara em 2009, quando ela achou "difícil" aprender as suas falas. Depois, em 2012, encorajou-a a ir ao médico no quadro de uma "ligeira tristeza". "Agora acredito que foi o começo da doença ”, confessou.

A doença levou à decisão de parar com o seu trabalho. "A confusão começou estabelecer-se mais nas últimas semanas, então decidimos que ela devia aposentar-se do trabalho de caridade, bem como de atuar", acrescentou Scott.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção