Internacional
Redação Lux em 14 de Fevereiro de 2018 às 18:00
Revelados os retratos oficiais de Barack e Michelle Obama
1/3 - Retratos oficiais de Barack e Michelle Obama Foto: DR
2/3 - Retratos oficiais de Barack e Michelle Obama Foto: DR
3/3 - Amy Sherald , autora do retratos oficial de Michelle Obama Foto: DR

As pinturas de Michelle e Brack Obama foram apresentadas na Galeria Nacional de Retratos do Museu Smithsonian.

Os pintores foram escolhidos pelo próprio casal, entre um portefólio de duas dezenas de artistas e foram os primeiros afro-americanos a pintar retratos presidenciais. Michelle Obama, que elegeu Amy Sherald, surge num vestido branco, com apontamentos de formas geométricas a preto, amarelo e vermelho.

A antiga primeira-dama descreveu o retrato como “incrível” e admitiu estar emocionada e orgulhosa por fazer parte da coleção da Galeria Nacional de Washington.

A pintora escolhida para retratar Michelle não foi escolhida ao acaso. Conhecida por retratar injustiças sociais, Amy tem 44 anos, nasceu em Baltimore e sobreviveu a um transplante de coração. Começou a pintar aos 30 anos, e o seu estilo acabou por cativar o antigo casal presidencial.

Já Barack Obama escolheu Kehinde Wiley. Num fundo floreado, Obama surge sentado numa cadeira de madeira, usando um traje escuro e camisa branca.

“Tentei negociar menos cabelo cinzento, mas a integridade artística do Kehinde não permitiu que fizesse o que pedi”, brincou Barack Obama. “Tentei o mesmo para ficar com as orelhas mais pequenas. Também não resultou”, afirmou, arrancando gargalhadas do auditório. 

As pinturas irão ficar expostas na Galeria Nacional de Washington, onde estão os restantes retratos oficiais dos antigos presidentes e primeiras-damas da Casa Branca. O retrato de Barack Obama vai ficar exposto na sala dos presidentes do museu, juntamente com as pinturas de George W. Bush, Bill Clinton ou John F. Kennedy. O quadro de Michelle Obama fica em exposição noutra sala, juntamente com os retratos das antigas primeiras-damas

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção