Internacional
Redação Lux em 15 de Maio de 2019 às 17:01
Kit Harington: 'Adorei ser o Jon Snow! No último dia, quando tirei a roupa, senti que arrancava a pele”
1/5 - Kit Harington na pele de Jon Snow em "Guerra dos Tronos" Foto: DR
2/5 - Kit Harington na pele de Jon Snow em "Guerra dos Tronos" er ose Leslie na pele de Ygritte Foto: DR
3/5 - Casamento de Kit Harington e Rose Leslie
4/5 - Kit Harington e Rose Leslie na pele das personagens Jon Snow e Ygritte em "A Guerra dos Tronos" Foto: Divulgação
5/5 - Kit Harington - 68ª edição Primetime Emmy Awards em Los Angeles 18.09.16 Foto: Reuters

Nascido no seio de uma família inglesa de linhagem aristocrática, Christopher Catesby Harington Royal formou-se na  Central School of Speech and Drama, da Universidade de Londres e filmar o episódio piloto de “Guerra dos Tronos”, em 2009, foi a sua estreia absoluta em frente a uma câmara profissional.

Tinha 21 anos  e não imaginaria que dos livros de culto “As Crónicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, cresceria o fenómeno mundial de sucesso que já reuniu 47 Emmys, mais do que qualquer outra série de televisão. Kit Harrington dedicou uma grande parte da última década da sua vida à série crescendo no papel de Jon Snow, o mais parecido que “Guerra dos Tronos” tem com um herói convencional e que tornou uma das personagens mais importantes ao longo da saga.

Kit teve sorte, não só se afirmou como ator e criou uma legião de fãs como conheceu a sua mulher de há menos de um ano no set: Rose Leslie. A atriz escocesa, de 32 anos,  interpretou Ygritte que viveu uma história de amor com Jon Snow e a vida imitou a ficção. Em 2017, anunciaram o noivado e, um ano depois, a 23 de junho de 2018, casaram-se no castelo de Wardhill, em Aberdeenshire, na Escócia, que pertence a família de Rose. A cerimónia contou com a presença de mais de 200 convidados, incluindo todas as estrelas da série como Peter Dinklage, Sophie Turner e Emilia Clarke. As filmagens foram paralizadas para o grande evento.“Vou-me casar e em parte a culpa é sua”, disse na altura o ator ao realizador, que não teve como não concordar e dar folga a toda a equipa para irem, juntos, celebrar o casamento.

Após dez anos de trabalho, o amor fala alto:

“O melhor dia de filmagens de sempre foi o primeiro dia em que contracenei com Rosie, na Islândia. Foi absolutamente belo”, recordou numa entrevista recente à Esquire. Para eleger a sua cena favorita, o ator volta a evocar a mulher: “Parece bizarro mas foi a da sua morte nos meus braços. Foi uma cena incrível. Um momento lindo e empolgante, enquanto a batalha decorria em segundo plano”.

Além de ter encontrado no elenco a sua cara-metade, o ator descreve com pueril entusiasmo o ambiente familiar das gravações garantindo que todos se relacionavam como uma grande família e que esse espírito que vivia de encontros diários num bar, foi determinante para o resultado da série. Nesse aspeto, é com nostalgia que o ator refere relativamente à mulher uma constatação que é extensível aos restantes colegas :

“O mais triste é que podemos nunca mais vir a trabalhar juntos porque somos muito sinónimos da ‘Guerra dos Tronos’”, em declarações ao Express.

Kit Harington reconhece que a série, que termina este ano com a oitava temporada, lhe provocou um grande desgaste e que teve de procurar ajuda psicológica. Para se afastar da personagem, a primeira coisa que fez foi cortar o cabelo.

“Quando te convertes num protagonista de suspense de uma série que está no ponto mais alto do seu poder é completamente aterrador”, confidenciou à Variety.

Foi uma década intensa, marcada pelos bastidores onde se formaram  relações humanas fortes e sem luxos ou caprichos, como ressalva o britânico:

“Tínhamos uns espaços húmidos e frios paraa descansar durante todo o dia, com aquelas roupas pesadas e encharcadas”.

Para rematar,  Kit evidencia que quando caiu em si, no último dia de gravações, hiperventilou e caiu na dor. 

“Adorei ser o Jon Snow! Adorei! No último dia, quando tirei a roupa, senti que arrancava a pele”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção