Internacional
Morreu Aretha Franklin
Aretha Franklin - BET Honors 2014 Foto: Reuters
Redação Lux em 16 de Agosto de 2018 às 15:23

Aretha Franklin morreu esta quinta-feira, 16 de agosto, aos 76 anos.

A rainha da soul estava gravemente doente e morreu na sua casa em Detroit. Inicialmente não foi divulgada a doença mas a agente,  Gwendolyn Quinn, revelou que a morte se deveu a um cancro no pâncreas.

Uma declaração da família da cantora de 'Respect', confirmou também a causa da morte, dizia:

"A causa oficial de morte de Franklin deveu-se ao avanço do cancro do pâncreas do tipo neuroendócrino, confirmado pelo oncologista de Franklin, Dr. Philip Phillips, do Karmanos Cancer Institute. "em Detroit."

 

"Vivemos um dos momentos mais sombrios de nossas vidas, não somos capazes de encontrar as palavras apropriadas para expressar a dor no nosso coração. Perdemos a matriarca e o rock de nossa família", acrescenta a nota.

Nos dias que antecederam a sua morte, a assessora de Aretha afirmou que o "amor e apoio" que a artista e a sua família recebiam dos fãs traziam enorme conforto.

"Aretha Franklin tem sido a matriarca da família Franklin desde o falecimento de todos os seus irmãos. O amor que ela tem pela sua família está acima de qualquer reprovação e ficou evidente nos sorrisos calorosos que ela pôde compartilhar com o seu sobrinho durante sua vida numa breve visita há duas semanas. Ela está gravemente doente e cercada por membros da família que apreciam a manifestação de amor e apoio que receberam. "

Aretha, cujos três irmãos morreram de cancro, teve problemas de saúde nos últimos anos.  Tinha sido diagnosticada com um cancro em 2010 mas em 2011 negou sofrer de cancro de pâncreas, embora mais tarde tenha admitido que removeu um tumor maligno.

A cantora de 'Natural Human' - que nasceu em Memphis, mas cresceu em Detroit desde os cinco anos de idade - teve uma carreira cheia de destaques e conquistas únicas desde o seu primeiro álbum, lançado em 1956.

Mais de 20 singles seus alcançaram o número um nos EUA e Aretha ganhou o Grammy de Melhor Performance Vocal R & B durante oito anos consecutivos - de 1968 a 1975. No total, conquistou 18 Grammys.

Em 1987, tornou-se a primeira mulher a ser introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll.

Aretha Franklin casou-se duas vezes, primeiro com o seu empresário Ted White e depois com o ator Glynn Turman.

A sua última aparição pública de Aretha Franklin foi em novembro de 2017, para a fundação de luta contra a SIDA de Elton John, em Nova Iorque, já na altura marcada por problemas de "exaustão" e "desidratação" cancelando vários concertos por "ordens médicas".

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção