Internacional
Redação Lux em 21 de Março de 2019 às 10:48
'Plastikophobia': Arte para criar um sentimento de aversão ao plástico

Benjamin Von Wong decidiu usar a sua arte para destacar o custo ambiental do nosso "caso sério de amor com o plástico".

Von Wong usou 18.000 copos descartáveis ​​de plástico, recolhidos em 24 centros de alimentos locais em Singapura, durante apenas dia e meio, para criar uma "caverna" pela qual as pessoas podem caminhar e sentir o sufoco e o terror de se ficar completamente cercado de plástico, o que define como "um sentimento de 'Plastikophobia".

Ben explica no seu site como ele e a sua equipa, que contou com quase uma centena de voluntários, recolheram os plásticos, lavaram-nos, montaram-nos numa estrutura de madeira e depois enfeitaram-nos com luzes de LED pulsantes para criar “o efeito de uma Terra brilhante cercada por um mar de plásticos ... uma caverna de cristal brilhante ”.

O artista explica ainda que criou esta instalação  "na esperança de atrair transeuntes desavisados ​​com a promessa de uma bela selfie, apenas para ser superado por um sentimento de 'Plastikophobia' - uma extrema aversão aos plásticos de uso único".

Entre 1907 e 2017, produzimos 8.3 mil milhões de toneladas de plástico, de acordo com um artigo científico de 2017 citado pela BBC. Alguns estudos sugerem que 700 espécies marinhas foram afetadas pelo plástico oceânico, com até 90% de aves marinhas, um terço das tartarugas marinhas e mais da metade das espécies de baleias e golfinhos a terem ingerido plástico.

Ben von Wong chama a atenção para uma tartaruga encontrada recentemente com 40 quilos de plástico no estômago.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção