Internacional
Doença obriga Princesa Mette-Marit da Noruega a limitar viagens e agenda oficial
Príncipe Haakon e Princesa Mette-Marit da Noruega Foto: Facebook
Redação Lux em 25 de Outubro de 2018 às 10:46

Através de comunicado, a Casa Real da Noruega anunciou que Princesa Mette-Marit, de 45 anos, foi submetida a uma série de testes em relação à sua saúde e foi-lhe detetada  uma variante incomum de fibrose nos pulmões

Segundo o seu médico, o professor Kristian Bjøro, do Hospital Nacional, desconhece-se a causa da doença e ainda não é claro se a doença pulmonar está relacionada com uma doença auto-imune mais ampla.

"A razão pela qual este tipo de fibrose não é conhecido, acrescentou, porque não está relacionada a fatores ambientais ou de estilo de vida, o que acontece frequentemente com fibrose pulmonar normal. Além disso, o fato de ter sido diagnosticado nos estágios iniciais da doença melhora as expectativas de recuperação".

A fibrose pulmonar é uma doença respiratória com um padrão restritivo no qual o tecido dos pulmões endurece e isso dificulta a respiração. Geralmente é crónica, embora possa ser tratada para melhorar o padrão de vida do paciente e estabilizar a condição.

"Durante anos tive mudanças na minha saúde e agora sabemos mais sobre o assunto. Esta doença significa que a minha capacidade de trabalho irá variar. O príncipe herdeiro e eu decidimos comunicar isso porque no futuro necessitaremos planear certos períodos de tempo livre e sem programa oficial, durante os tratamentos ou quando a doença estiver mais ativa ", revelou Mette-Marit.

 

"Embora esse diagnóstico possa, ocasionalmente, limitar a minha vida, fico feliz que tenha sido descoberto cedo e o meu objetivo é continuar a trabalhar  e a participar do programa oficial, acrescentou.

O médico que trata a Princesa relatou que as alterações nos seus pulmões foram monitorizadas nos últimos anos e que a evolução da doença tem sido lenta. Pesquisa e tratamento serão desenvolvidos no Hospital Universitário de Oslo em cooperação com médicos estrangeiros, para dar o melhor acompanhamento à princesa.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção