Internacional
Trump dirige ultimato ao México por causa do muro
Tomada de posse de Donald Trump 20.01.16 Foto: Reuters
Redação Lux em 26 de Janeiro de 2017 às 17:30

(atualizada)

O Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou hoje cancelar o encontro com o seu homólogo do México, Enrique Peña Nieto, caso o país vizinho se recuse a pagar o muro que pretende construir na fronteira comum.

“Se o México não estiver disposto a pagar pelo tão necessário muro, então será melhor cancelar a reunião programada”, indica na sua conta na rede social Twitter numa referência ao encontro previsto para o início da próxima semana em Washington entre os dois presidentes.

“Os EUA têm um défice comercial com o México de 60 mil milhões de dólares. Desde o início a NAFTA foi um acordo apenas para um lado, com despedimentos em massa e perdas para as empresas”, prossegue Trump no ultimato dirigido a Peña Nieto, numa nova denúncia do Tratado de Livre Comércio da América do Norte.

Em consequência deste ultimato, o Presidente do México, Enrique Peña Nieto, anulou a sua viagem aos Estados Unidos prevista para a próxima terça-feira.

Antes, o Presidente mexicano tinha sido pressionado por diversos políticos, intelectuais e ativistas do país para que se antecipasse a Donald Trump e anunciasse o cancelamento da visita, sobretudo após o novo chefe da Casa Branca ter assinado, na quarta-feira, uma ordem executiva para destinar fundos federais à construção do muro.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção