Internacional
Rei de Marrocos divorcia-se da princesa Lalla Salma
Rei de Marrocos, Mohammed VI, e Lalla Salma Foto: DR
Redação Lux em 29 de Março de 2018 às 21:35

Depois de vários rumores de que o casamento do rei de Marrocos e da princesa Lalla Salma estaria em crise, fonte próxima da família real marroquina confirmou a separação.

Licenciada em Engenharia e diplomada em Informática, Salma Bennani, nome de solteira, conheceu o príncipe Mohammed em 1999. Meses depois ficaram noivos e casaram-se no dia 21 de março  de 2002. Desde então, transformaram-se na imagem da  família real perfeita que conseguiu, pela primeira vez, um equílibrio entre a tradição e a modernidade. Lalla Salma e Mohammed VI têm dois filhos, Moulay Hassan, de 14 anos, o príncipe herdeiro, e Lalla Khadija, de 11. 

Durante os 16 anos enquanto princesa consorte de Marrocos, Lalla Salma sempre foi admirada pelas mulheres marroquinas, por ter revolucionado o papel da mulher na Família Real. Nunca usou véu e, contrariamente ao que até então acontecia com outras princesas marroquinas, que permaneciam no palácio real, em Rabat, longe dos olhares públicos, Lalla foi a primeira a ostentar o título oficial de alteza real, tendo sempre acompanhado o rei em eventos e compromissos oficiais, criando assim a imagem de uma primeira-dama em Marrocos, inexistente até aí. A sua inteligência e o domínio de vários idiomas, como o árabe, o francês e o inglês, surpreenderam em várias ocasiões. A princesa manteve, também, um papel ativo a favor de causas sociais.

Em 2017, criou a Fundação Lalla Salma – Prevenção e Tratamento do Cancro, e é embaixadora da boa-vontade da Organização Mundial de Saúde. Funções que ainda não se sabe se continuará a desempenhar após o divórcio.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção