Internacional
Redação Lux em 29 de Março de 2019 às 18:59
O estranho desaparecimento de Lalla Salma desde que se separou do rei
1/6 - Rei de Marrocos, Mohammed VI, e Lalla Salma Foto: DR
2/6 - Princesa Lalla Salma de Marrocos - Baile da Riviera 2016 Foto: João Lima e David Nivière
3/6 - Princesa Lalla Salma de Marrocos - Baile da Riviera 2016 Foto: João Lima e David Nivière
4/6 - Princesa Lalla Salma - Entronização dos reis Guilherme e Máxima da Holanda - Cerimónia religiosa Foto: Reuters
5/6 - Princesa Lalla Salma de Marrocos - Jantar de Gala - abdicação da Rainha Beatriz Foto: Reuters
6/6 - Princesa Lalla Salma de Marrocos - Casamento real do príncipe Guilherme do Luxemburgo e Stéphanie de Lannoy Foto: Reuters

Foi fotografada num ato oficial em dezembro de 2017, e nunca mais foi vista. Lalla Salma, de 40 anos, a engenheira informática que fala três línguas quebrou paradigmas quando se casou com o monarca de uma das casas reais mais tradicionais do mundo, onde as mulheres nunca tinham um papel de relevo. Mohammed VI deu-lhe o título de princesa e, num sinal de modernidade, deu-lhe um papel público representativo da Casa Real.

No entanto, 17 anos depois do casamento, Salma Bennani deixou, sem qualquer explicação, de surgir em público, gerando estranheza e vários rumores. 

Mozah bint Nasser, uma das mulheres do antigo xeique do Qatar, chegou a tentar falar com a princesa por telefone, mas disseram-lhe que não estava disponível. Segundo fontes relacionadas com a família real, outras mulheres, de diferentes casas reais também tentaram contactar com Salma, mas a resposta foi a mesma. Sabe-se agora que as chamadas telefónicas, que não foi autorizada a atender, são apenas algumas das restrições a que está submetida aquela que foi, durante 16 anos,  mulher do rei de Marrocos.

Há um ano que a revista ¡Hola! anunciou a rutura matrimonial, mas, na verdade, três meses antes da notícia ter saído, já Lalla Salma tinha desaparecido da vida pública. Por nunca ter havido um anúncio oficial, muitos marroquinos duvidaram da separação, até há cerca de um mês, quando a mesma revista publicou as imagens da visita oficial dos reis de Espanha e, ao contrário da visita anterior, Lalla Salma não estava presente. A ocupar o lugar de primeira-dama estava uma das irmãs do rei.

Também a mostrar que, agora, a família é composta apenas por três membros, Mohammed VI fez uma sessão fotográfica, onde surge com os dois filhos do casal Moulay, de 15 anos, e Khadija, de 11. Ainda segundo a revista ¡Hola!, que publicou um artigo sobre a vida da princesa depois da separação, Lalla Salma “terá de se manter fora da esfera pública, mas continua a estar presente na vida dos filhos”. 

A imprensa marroquina compara o destino da princesa com o da mãe de Mohammed VI, que é apenas descrita como “a mãe dos príncipes” e nunca, exceto no casamento de uma das filhas, voltou a aparecer em público. Além disso, todos os meios de comunicação do país estão proibidos de publicar fotografias suas

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção