PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 17 de Fevereiro de 2013 às 09:58
Filme romeno «Child`s Pose» vence Urso de Ouro no Berlinale
O filme «Child's Pose», do cineasta romeno Calin Peter Netzer, foi o vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim deste ano, anunciou a organização.

O 63.º Festival de Cinema de Berlim, que este ano contou com quatro filmes portugueses, um dos quais em competição, encerrou no sábado, com o anúncio dos vencedores em cada categoria a concurso.

Ao longo de dez dias, a Berlinale exibiu cerca de 400 filmes, grande parte dos quais em estreia mundial, mas apenas uma vintena disputou o prémio máximo, o Urso de Ouro.

Os novos filmes do iraniano Jafar Panahi, cineasta impedido de sair do Irão, e dos norte-americanos Steven Soderbergh, «Side Effects», e Gus Van Sant, «Promised Land», foram produções que marcaram esta edição.

O realizador português João Viana, que teve uma participação no festival com dois filmes, recebeu uma menção de honra na gala de entrega dos prémios pela sua longa-metragem «A Batalha de Tabatô».

Esta distinção surge um ano depois de João Salaviza ter ganho o Urso de Ouro com a curta «Rafa», e de o filme «Tabu», de Miguel Gomes ter conseguido dois prémios.

Além de «A Batalha de Tabatô», o cineasta que nasceu em Angola há 46 anos, apresentou a curta-metragem «Tabatô», sendo que ambos os filmes foram rodados na Guiné-Bissau.

Estiveram ainda presentes no festival «Terra de Ninguém», de Salomé Lamas, «Um fim do Mundo», de Pedro Pinho e a coprodução internacional, rodada em Lisboa, «Comboio noturno para Lisboa», de Bille August.

O festival termina este domingo com a repetição dos filmes que estiveram a concurso.

De acordo com a organização, o evento contou com a maior participação de sempre de filmes e também de espetadores, com mais de 400 filmes vistos por cerca de 300 mil pessoas.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção