O alpinista João Garcia, ao atingir o cume do monte nepalês, alcançou a proeza de ser o primeiro português a conquistar os 14 cumes mais altos de mundo.
Com este feito aumentou o seu potencial mediático para mais de 6 milhões de euros, transformando-se num dos desportistas com lugar de destaque no ranking nacional de personalidades com maior nível de exposição mediática.
Um estudo NewsSearch, empresa especializada em gestão de informação noticiosa, demonstra que a chegada de João Garcia ao cume do Annapurna a 17 de Abril de 2010 fez aumentar, significativamente, o seu valor mediático em 90% comparativamente com o ano anterior
Os resultados apurados no primeiro semestre de 2010 apresentam um aumento significativo no valor monetário das notícias, que crescem 90% relativamente ao mesmo período de 2009, passando o Advertising Value Equivalent (AVE) de 620.319€ para 6.224.520€. O volume de notícias sofreu um aumento na ordem dos 70%, passando de 140 para 462 em 2010.
Durante o primeiro semestre de 2010 contam-se 285 presenças em imprensa escrita e online, o que em termos de AVE se traduz em 1.157.675€. Deste valor, 655.159€ correspondem aos meses de Abril e Maio, altura em que João Garcia atingiu o cume do monte Annapurna.
Relativamente a TV e Rádio, o valor total do retorno mediático ascende aos 5.026.163€ no primeiro semestre de 2010, sendo que 3.542.667€ correspondem aos meses de Abril e Maio e compreendem notícias sobre a chegada ao cume do Annapurna.
O valor da mancha consiste no espaço editorial ocupado. A determinação do valor monetário tem como base de quantificação o custo do milímetro quadrado em cada publicação e um segundo de Televisão ou Rádio. A fonte de cálculo são as tabelas de publicidade dos meios. A análise realizada compara o retorno de investimento alcançado por João Garcia ao longo do primeiro semestre de 2010 face ao segundo semestre de 2009.