PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 27 de Outubro de 2014 às 09:40
Obama abraça enfermeira que teve ébola
Barack Obama recebeu a enfermeira Nina Pham, a primeira pessoa que contraiu ebola nos EUA e que já se curou da doença, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.

Obama recebeu Pham, de 26 anos, com um caloroso abraço.

O Presidente dos Estados Unidos pediu aos norte-americanos que se «guiem pelos factos e não pelo medo» numa tentativa de conter o alarme causado pelo primeiro diagnóstico de Ébola em Nova Iorque.

«Temos de guiar-nos pela ciência, pelos factos, e não pelo medo», disse Obama no seu discurso semanal - «É importante lembrarmo-nos de que os sete norte-americanos tratados até agora por Ébola - os cinco contagiados na África Ocidental e as duas enfermeiras de Dallas - todos sobreviveram».

A enfermeira contraiu o ébola depois de ter atendido, no Hospital Presbiteriano de Dallas (no estado do Texas), um liberiano com a doença e teve alta esta sexta-feira (24). Thomas Eric Duncan, liberiano, foi o primeiro paciente a ser diagnosticado com ébola nos EUA e morreu no dia 8 de outubro no Hospital Presbiteriano de Dallas. Duncan contraiu o ébola no seu país natal.

Em comunicado, as autoridades afirmaram que Pham está «livre» do vírus. A enfermeira não passou por nenhuma exame adicional antes de se encontrar com o presidente, já que foi submetida a cinco exames diferentes «para confirmar que já não tem o vírus», explicou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção