Internacional
Cavaco condecora personalidade portuguesas e luso-canadiana, entre as quais a cantora Nelly Furtado
Nelly Furtado - 13ª edição dos Grammy Latinos em Las Vegas Foto: Reuters
Redação Lux em 28 de Fevereiro de 2014 às 12:41
Cavaco Silva condecora hoje (28), em Toronto, seis personalidades portuguesas e luso-canadianas, entre as quais a cantora Nelly Furtado, e duas instituições.

Segundo a Presidência da República, a cantora de nacionalidade portuguesa e canadiana Nelly Furtado será condecorada com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Nelly Furtado, que nasceu no Canadá, é filha de pais portugueses, oriundos dos Açores e ao longo dos últimos anos já vendeu mais de 20 milhões de discos. Compôs a canção «Força», hino da Seleção Nacional de Futebol no Campeonato Europeu de 2004, disputado em Portugal e, entre outros prémios internacionais, foi distinguida com um Grammy nos EUA.

Outra das personalidades que será agraciada hoje pelo chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, é a professora da Universidade de Toronto Ana Paula Lopes, também presidente da Orquestra Sinfónica de Toronto. Juntamente com o marido, o escritor canadiano Don Tapscott, a Cadeira Tapscott em Estudos sobre a Esquizofrenia. Fundou várias instituições humanitárias de apoio às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e foi já distinguida com a Ordem do Canadá.

O banqueiro Duarte Manuel Ponte Miranda será distinguido como comendador da Ordem do Mérito. De nacionalidade portuguesa e canadiana, nasceu em São Miguel, nos Açores, e fixou-se em Montréal, Canadá, com a família, nos anos 60.

Emanuel Linhares, empresário e gestor de nacionalidade portuguesa e canadiana, a viver desde 1981 em Montreal, será condecorado como comendador da Ordem do Mérito.

Igualmente agraciado com o título de comendador da Ordem do Mérito será o empresário da construção civil Manuel Augusto da Costa, que tem também nacionalidade portuguesa e canadiana.

A única tuna existente na América do Norte, a Luso-Can Tuna, constituída por jovens luso-descendentes será agraciada como membro honorário da Ordem do Mérito.

A Luso-Canadian Charitable Society, fundada em 2003, e liderada por elementos da comunidade portuguesa, será também agraciada com o título de membro honorário da Ordem do Mérito.

A gestora bancária de nacionalidade portuguesa Ana Ochôa Baptista será condecorada como oficial da Ordem do Mérito Empresarial - Classe do Mérito Comercial.

Fonte: Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção