PUB
PUB
Internacional
Cesária Évora: Cabo-Verde chora morte da cantora, Governo decreta luto nacional
Cesária Évora Foto: Lusa
Redação Lux em 17 de Dezembro de 2011 às 19:01
O Governo de Cabo Verde decretou luto nacional para o dia do funeral de Cesária Évora, disse hoje, no Mindelo, o primeiro-ministro cabo-verdiano, que prometeu tudo fazer para que «Cize» «perdure eternamente» como «nome cintilante da cabo-verdianidade».

Citado pela Inforpress, José Maria Neves, que se encontra na ilha de São Vicente, explicou que, para além do luto nacional no dia do funeral, que deverá ocorrer na próxima semana, o Governo vai estudar outras formas de homenagear a falecida cantora para «eternizar o nome de Cesária Évora».

«Cesária Évora, que promoveu tanto Cabo Verde, deu um contributo inestimável para que esta Nação pudesse ter grandeza e auto estima, orgulho de ser Cabo Verde, mas também a enorme projeção que fez de Cabo Verde no mundo», sintetizou o chefe do governo na sua primeira declaração à imprensa após a morte de Cesária.

Cabo Verde «parece ter desabado, quando o céu caiu» em cima das cabeças de todos os cabo-verdianos, quer no arquipélago quer na diáspora, tal a profusão de comentários e mensagens tristes que circulam nos inúmeros blogues ligados ao país e redes sociais.

A razão é uma só: a morte daquela que ostenta o maior símbolo cultural de um pequeno país arquipélago, em pleno Atlântico, em que Cesária Évora acaba por tornar-se motivo de orgulho para todos.

O funeral decorrerá terça-feira à tarde no Mindelo, ilha de São Vicente, terra natal da cantora cabo-verdiana, indicou hoje a família, citada pela agência Inforpress.

Segundo familiares, o corpo de Cesária Évora vai permanecer em câmara fria até às 07:00 horas de terça-feira, altura em que será transladado para a residência da família, na Rua Fernando Ferreira Fortes, onde permanecerá até às 12:00 horas (13:00 em Lisboa).

A essa hora, a urna contendo os restos mortais de «Cize» será conduzida ao Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente, onde permanecerá em câmara ardente até à hora da partida para o cemitério, às 16:00 horas (17:00 em Lisboa).

Lusa

notícia atualizada às 19:38



Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção