PUB
PUB
Internacional
Vasco Pereira em 1 de Fevereiro de 2017 às 17:18
Carisma e paixão marcam a passagem de Obama pela Casa Branca

É já com saudade que muitos olham para o percurso de Barack Obama à frente da Casa Branca. O 44º presidente dos Estados Unidos da América marcou a história do país e do mundo, não só por ter sido o primeiro afro-americano a ocupar o cargo, mas também pela sua personalidade carismática e espontaneidade.

Em oito anos, Obama protagonizou decisões políticas importantes, mas também momentos de carinho e cumplicidade com a mulher, Michelle, e de ternura e companheirismo com as duas filhas, Malia e Sasha.

“Michelle, tenho orgulho em ti e o país também. Nos últimos anos não foste só minha mulher e mãe das minhas filhas, tens sido a minha melhor amiga”, disse o agora ex-presidente, emocionado, no seu discurso de despedida.

Palavras atestadas pelas inúmeras situações românticas que viveu publicamente ao lado da mulher da sua vida, com quem se casou em 1992. Durante os muitos eventos em que marcaram presença, nunca faltaram beijos, abraços, olhares cúmplices e palavras de afeto que comprovavam a forte relação que mantêm. Quem não se lembra, por exemplo, dos bailes que abriram a dançar apaixonados, da forma descontraída como se riam e comportavam em eventos públicos ou mesmo da expressividade que ambos usavam quando liam livros infantis a grupos de crianças que visitavam a Casa Branca?

Além da vida a dois, Barack e Michelle sempre foram também pais de família e, apesar dos lugares de destaque que ocupavam, nunca deixaram de acompanhar o crescimento das filhas, agora com 18 e 15 anos.

Malia Ann e Natasha (a quem tratam por Sasha) foram viver para a Casa Branca em 2009 e desde logo captaram a atenção, por terem um sorriso fácil e uma relação tão próxima com os pais. Presentes em muitos dos momentos importantes que marcaram a passagem da família Obama pela presidência, as duas irmãs cresceram aos olhos do mundo e são hoje adolescentes com um estilo próprio, parecendo ter herdado a simpatia e a simplicidade dos pais, apesar de viverem num ambiente privilegiado.

A família ficou completa com a adoção de dois cães de água portugueses, que trouxeram ainda mais alegria e ternura à casa de Obama. O primeiro a chegar foi Bo, em 2009, tendo sido um presente do senador Edward M. Kennedy. Em 2013, Barack e Michelle deram as boas-vindas à cadela Sunny, que veio fazer companhia a Bo. Desde então, os dois amigos marcaram presença em eventos públicos, tiveram protagonismo em celebrações especiais, como na Páscoa, e inspiraram criações originais, como biscoitos de Natal e réplicas em tamanho gigante.

Na altura da despedida, fica o sentido de dever cumprido, como o próprio Barack Obama manifestou no seu emocionado discurso de 10 de janeiro. “Yes we did” (que significa “sim, nós fizemos”), disse o ainda presidente numa clara alusão ao slogan da sua campanha, onde prometia mudanças e força de vontade.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção