Internacional
Redação Lux  com AA em 25 de Setembro de 2016 às 20:13
Fotos: Obama inaugura Museu Nacional de História e Cultura Africana Americana

Ao lado de estrelas afro-americanas, Obama, primeiro presidente negro dos EUA, inaugurou o Museu Nacional de História e Cultura Africana Americana, em Washington.

No museu é possível conhecer uma história que começa nos navios negreiros que cruzaram o Atlântico e termina no sofá de Oprah Winfrey, a apresentadora de TV mais conhecida do mundo.

Barack Obama esteve no lançamento da primeira pedra do museu, na Constitution Avenue, em 2012, mas herdou o projecto de George W. Bush que, em 1993, assinou a lei do Congresso que ditava a sua criação.

Um comunicado do próprio museu, sublinha a sua importância nos EUA em 2016: "Não podia chegar num momento mais significativo, com Obama no final do seu segundo mandato e as manifestações do Black Lives Matter cada vez maiores e mais apaixonadas".

O museu custou 540 milhões de dólares (481 milhões de euros), metade financiados pelo Congresso e o restante foi reunido com doações privadas, como fundações como a Bill e Melinda Gates ou empresas como a Walmart ou Walt Disney, bem como da fundação de Oprah Winfrey, que contribuiu com 20 milhões de dólares e cedeu o famoso sofá bege, onde Tom Cruise saltou várias vezes proclamando o seu amor por Katie Holmes. 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção