Internacional
Redação Lux em 16 de Setembro de 2016 às 17:54
Novo documentário de Coréon Dú apresentado no London Fashion Film Festival
1/7 - Coréon Dú Foto: DR
2/7 - Coréon Dú em Nova Iorque para os Emmy Awards 23.11.2015 Foto: Emmy Awards
3/7 - Criatividade de Coreón Dú conquista a Coreia do Sul
4/7 - Coréon Dú Foto: Facebook
5/7 - Coréon Dú - Prémios Latin Billboard 2015 Foto: Reuters
6/7 - Coréon Dú - Apresentação de «Njinga, Rainha de Angola» Foto: Mark Hartman
7/7 - Coréon Dú - Apresentação de «Njinga, Rainha de Angola» Foto: Mark Hartman

 

O filme "Bangaologia – A Ciência do Estilo" foi apresentado no London Fashion Film Festival, festival internacional de cinema dedicado a filmes sobre moda e tendências.

O novo documentário realizado pelo criativo angolano Coréon Dú explora a essência do estilo angolano e africano, ou banga, numa viagem que vai desde o interior de Angola até Los Angeles e Nova Iorque, mostrando as influências de raíz angolana e o crescente interesse na estética africana pelo mundo.

Entre os entrevistados do filme encontram-se figuras angolanas já conhecidas nos corredores da moda internacional, como as modelos angolanas Sharam Diniz e Maria Borges, o modelo e designer guineense Armando Cabral e designers nacionais como Nadir Tati, Rose Palhares e Nankhova Alves.

O filme conta também com o depoimento do conhecido jornalista norte-americano Mickey Boardman, diretor editorial da famosa revista de moda "Paper Magazine". Boardman esteve em Angola em 2013 por ocasião do concurso Elite Model Look Angola na edição em que venceu a modelo internacional Amilna Estevão, e, desde então, tem acompanhado de forma muito próxima a evolução da moda no país e por todo o continente africano.

"Bangaologia provém da palavra ‘banga’, um termo africano que faz referência a uma forma de vestir característica do povo de Angola, uma moda e um estilo que quanto mais extravagante, melhor", explicou Coréon Dú.

"Como artista de Angola e cidadão do mundo senti a necessidade de descobrir por que razão tanta gente do meu país dá tanta atenção à estética e à aparência. E por que motivo é tão importante para nós estar sempre bem vestidos, qualquer que seja a situação. 'Bangaologia' é fundamentalmente um documentário que celebra o estilo, moda e música africanas. Quero partilhar com o mundo a forma como a minha cultura lida com o estilo e a sua constante influência nas diversas culturas criativas internacionais", continuou o artista.

"O documentário 'Bangaologia' foi gravado em várias províncias de Angola. (...) Não poderia estar mais orgulhoso por hoje mostrar a nossa cultura no London Fashion Film Festival! #ProudlyAngolan #Banga", escreveu Coréon Dú, na sua página do Facebook.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção