PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com AA em 21 de Maio de 2017 às 15:54
Princesa Mako renuncia ao título para casar com plebeu

A princesa Mako, de 25 anos e neta mais velha do imperador japonês Akihito, anunciou que se vai casar com um colega de faculdade, perdendo assim a condição de membro da família real, de acordo com a lei de 1947 que rege a Casa Imperial japonesa, que dita que todas as mulheres da realeza que contraírem matrimónio com um plebeu perdem o seu estatuto.

De acordo com esta lei, se Mako tiver um filho, este também não poderá ser imperador.

O casamento de Mako reduz para 18 o número de membros da dinastia reinante no Japão. Destes 18 apenas 3 são homens: o príncipe herdeiro Naruhito (57 anos); o irmão dele, Akishino (51 anos) e o filho deste último, Hisahito (10 anos).

Kei Komuro, o noivo, conheceu a princesa Mako há cinco anos e pediu-a em casamento um ano após o primeiro encontro.

Conforme manda a tradição, o governo japonês pagará à princesa uma indemnização pela perda dos seus direitos, cujo valor será decidido por uma comissão de oito membros, inlcuindo o primeiro-ministro Shinzo Abe.

Recorde-se que, atualmente, a legislação japonesa autoriza que apenas homens se casem com plebeias. O príncipe-herdeiro Naruhito fê-lo e manteve os seus títulos, mas a sua irmã, a princesa Sayako, perdeu o seu status ao casar com um funcionário da Câmara de Tóquio, em 2005.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção