Internacional
Vanessa Barros Cruz em 1 de Março de 2016 às 17:47
Lena Dunham critica abuso de photoshop numa foto sua
1/5 - Lena Dunham Foto: DR
2/5 - Lena Dunham Foto: DR
3/5 - Lena Dunham Foto: DR
4/5 - Lena Dunham Foto: DR
5/5 - Lena Dunham apoia candidatura de Hillary Clinton Foto: Reuters

A estrela norte-americana da série televisiva "Girls" criticou uma revista espanhola por ter abusado do Photoshop no tratamento de uma fotografia sua na capa.

"Estou genuinamente honrada por estar na vossa capa e muito contente por terem usado uma imagem do @ruvenafanador – ele faz-me sempre sentir linda", começou Lena Dunham, de 29 anos, por escrever no seu Instagram.

"Mas o meu corpo nunca foi assim ou alguma vez será - foi usado photoshop de forma louca. Por isso, se estão a par do meu trabalho, porque não serem honestos com os vossos leitores?", questionou a atriz feminista, que defende que as mulheres devem sentir-se bem como são.

No seu caso, as suas curvas roliças são até aproveitadas para a personagem Hannah Horvath na série "Girls", da qual é também autora. 

Em resposta à sua publicação na rede social - onde tem quase 2,5 milhões de seguidores, a chefia editorial da Tentaciones - suplemento mensal que sai com o El País, escreveu uma carta aberta, dizendo:

"Não não usamos Photoshop ou outra ferramenta digital para alterar a aparência física das nossas estrelas de capa. Neste caso, limitámo-nos a cortar a imagem para adaptá-la ao nosso formato".

Lena Dunham, posteriormente, reagiu lamentando as alterações que terão sido feitas pela agência que vendeu a imagem à publicação. E justificou a sua reação.

"É que é uma sensação desconfortável ver uma foto nossa e não reconhecer o nosso próprio corpo", explicou a artista que já tinha dito que à medida que vai envelhecendo, vai ficando "mais confortável com a pessoa" é.

"Quero viver neste mundo selvagem e jogar o jogo conseguindo que o meu trabalho seja visto, e continuar a ser honesta com aquilo que sou e com aquilo em que acredito", defendeu.

O uso do Photoshop - ferramenta de manipulação de imagens - tem vindo a ser cada vez mais recorrente por publicações por todo o mundo.

Normalmente são as próprias modelos que pedem que as suas fotografias sejam manipuladas.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção