Internacional
Vanessa Barros Cruz em 1 de Março de 2016 às 17:47
Lena Dunham critica abuso de photoshop numa foto sua
1/5 - Lena Dunham Foto: DR
2/5 - Lena Dunham Foto: DR
3/5 - Lena Dunham Foto: DR
4/5 - Lena Dunham Foto: DR
5/5 - Lena Dunham apoia candidatura de Hillary Clinton Foto: Reuters

A estrela norte-americana da série televisiva "Girls" criticou uma revista espanhola por ter abusado do Photoshop no tratamento de uma fotografia sua na capa.

"Estou genuinamente honrada por estar na vossa capa e muito contente por terem usado uma imagem do @ruvenafanador – ele faz-me sempre sentir linda", começou Lena Dunham, de 29 anos, por escrever no seu Instagram.

"Mas o meu corpo nunca foi assim ou alguma vez será - foi usado photoshop de forma louca. Por isso, se estão a par do meu trabalho, porque não serem honestos com os vossos leitores?", questionou a atriz feminista, que defende que as mulheres devem sentir-se bem como são.

No seu caso, as suas curvas roliças são até aproveitadas para a personagem Hannah Horvath na série "Girls", da qual é também autora. 

Em resposta à sua publicação na rede social - onde tem quase 2,5 milhões de seguidores, a chefia editorial da Tentaciones - suplemento mensal que sai com o El País, escreveu uma carta aberta, dizendo:

"Não não usamos Photoshop ou outra ferramenta digital para alterar a aparência física das nossas estrelas de capa. Neste caso, limitámo-nos a cortar a imagem para adaptá-la ao nosso formato".

Lena Dunham, posteriormente, reagiu lamentando as alterações que terão sido feitas pela agência que vendeu a imagem à publicação. E justificou a sua reação.

"É que é uma sensação desconfortável ver uma foto nossa e não reconhecer o nosso próprio corpo", explicou a artista que já tinha dito que à medida que vai envelhecendo, vai ficando "mais confortável com a pessoa" é.

"Quero viver neste mundo selvagem e jogar o jogo conseguindo que o meu trabalho seja visto, e continuar a ser honesta com aquilo que sou e com aquilo em que acredito", defendeu.

O uso do Photoshop - ferramenta de manipulação de imagens - tem vindo a ser cada vez mais recorrente por publicações por todo o mundo.

Normalmente são as próprias modelos que pedem que as suas fotografias sejam manipuladas.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção