Internacional
Fotos: Antonio Banderas distinguido com Goya honorário
Antonio Banderas - 29ª. edição dos prémios Goya Foto: Reuters
Redação Lux  com AA em 8 de Fevereiro de 2015 às 10:56
Antonio Banderas foi distinguido com o Prémio Goya honorário 2015 pelo conjunto de sua carreira, na cerimónia que decorreu no sábado (7) em Madrid.

O ator espanhol, de 54 anos, falou sobre a honra de ser distinguido com o prémio equivalente ao Óscar do cinema espanhol.

«O prémio tem uma parte de recompensa e uma parte de estímulo», afirmou Banderas que já tinha sido nomeado quatro vezes, mas nunca tinha sido galardoado.

A Academia decidiu por unanimidade homenagear o ator por «uma carreira fulgurante dos dois lados do Atlântico, na qual desenvolveu uma trajetória versátil como intérprete, mostrou o seu ponto de vista como diretor e mergulhou no universo da produção para apoiar valores nacionais».

O ator de 54 anos, natural de Málaga, estreou-se no cinema pelas mãos do diretor Pedro Almodóvar com «Labirinto de paixões» (1982), dando início a uma carreira que o levou a atuar em mais de 90 filmes e a dirigir «Loucos no Alabama» (1999) e «O caminho dos ingleses» (2006).

Recorde-se que Banderas foi indicado sem sucesso aos Goya em quatro ocasiões, por «A Pele que Habito» (2011), «Quero Dizer que Te Amo» (1995), «Ata-me» (1990) e «Matador» (1986), e é o primeiro espanhol que foi candidato aos prémios Tony (teatro), Emmy (TV) e a Globos de Ouro (TV).
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção