PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 7 de Dezembro de 2012 às 11:17
Velório de Oscar Niemeyer aberto ao público no Rio de Janeiro
O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu na quarta-feira à noite, aos 104 anos, regressou ao Rio de Janeiro, e está a ser velado no Palácio da Cidade, uma das sedes da Prefeitura.

O corpo chegou ao Rio de Janeiro por volta das 22:00 locais (meia-noite em Lisboa), transportado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante a noite, o velório foi restrito aos membros da família e somente hoje, a partir das 08:00 locais (10:00 de Lisboa) o local foi aberto ao público.

Na quinta-feira, em Brasília, o corpo foi recebido pela Presidente Dilma Rousseff e pela viúva do arquiteto, Vera Lúcia.

A estimativa da Polícia Militar é de que 4.5000 pessoas tenham passado para dar o seu último adeus ao mestre da arquitetura moderna.

Entre os populares, alguns exibiram cartazes e bandeiras com dizeres a favor do património e do meio ambiente. Um grupo do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) esteve presente.

Niemeyer era conhecido pelo seu caráter generoso e altruísta e sempre defendeu um mundo mais justo e igualitário.

O funeral está previsto para o final da tarde e será restrito à família. Niemeyer será enterrado no cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção