Nacional
Redação Lux em 4 de Outubro de 2018 às 15:51
Fotos: Apresentação pública da II Gala de Cabo Verde Sucesso

O evento de Apresentação pública da II Gala de Cabo Verde Sucesso decorreu na Embaixada da República de Cabo Verde, no dia 3 de outubro e contou com a presença do Presidente da República de Cabo Verde e do Primeiro Ministro.

Presidido pelo Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire de Andrade, marcaram também presença, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Filipe Lopes Tavares e a Bastonária da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, Dra. Sofia Lima.

Para além das entidades oficiais, estiveram presentes destacadas personalidades da cultura cabo-verdiana e portuguesa, entre as quais, Lura, Dino Santiago, Nancy Vieira, Ruy de Carvalho, Rita Ribeiro, Maria Sampaio, Gonçalo Cabral, Ana Marta Ferreira, e Conceição Queiroz, entre outros.

A II Edição da  Gala ‘Cabo Verde Sucesso, que tem como objetivo reconhecer o mérito dos cabo-verdianos residentes na Europa, terá lugar em Lisboa, no Convento do Beato, no dia 1 de
Dezembro.

"Cabo Verde, por razões de varia ordem, tem uma forte tradição de emigração, impondo, ao Governo, a adoção de medidas de política proativas que permitam, designadamente, facilitar a integração dos cidadãos cabo-verdianos nos diferentes países de acolhimento. A diáspora foi e tem sido a porta de abertura de Cabo Verde para Mundo, contribuido, de forma indelével, para a construção e afirmação contínua de uma Nação cada vez mais orgulhosa, digna e mais reconhecida no plano internacional. Neste contexto, o Governo, em parceria com a Presidência da República, pretende homenagear os cabo-verdianos residentes na diáspora, que se distinguem, entre os melhores, nas mais diversas áreas, através da organização da Gala ‘Cabo Verde Sucesso’, evento que visa reconhecer o mérito da comunidade cabo-verdiana nadiáspora. Com este propósito, instituiu-se, a Gala ‘Cabo Verde Sucesso’, cuja I Edição teve lugar em Boston, nos Estados Unidos da América, em Setembro de 2017".

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção