PUB
PUB
Internacional
Joana Fomm vence cancro da mama e controla «disautonomia»
Joana Fomm Foto: Divulgação
Redação Lux em 11 de Junho de 2013 às 15:15
A atriz Joana Fomm, popularizada pelo papel de Perpétua, na novela Tieta, passou os últimos seis anos afastada dos ecrãs devido a um cancro da mama e um transtorno no sistema nervoso.

A atriz brasileira, atualmente com 73 anos, foi diagnosticada com cancro da mama em 2007 e submeteu-se a uma mastectomia dupla. Posteriormente, já realizou cinco cirurgias para corrigir os seios mastectomizados, refere o site Ego.com que publica uma entrevista com Fomm.

Foi na fase final dos tratamentos ao cancro que a atriz foi diagnosticada com «disautonomia», um mau funcionamento (ou desequilíbrio) do sistema nervoso autónomo que compromete os movimentos do corpo. Em 2010, quando gravou «As Cariocas» teve que o fazer sentada porque não tinha força para se manter de pé.

«Foi mais difícil de aguentar do que o cancro pelo fato de não ter cura», afirma Joana Fomm à publicação.

Vivendo presa a um corpo «que não respondia», a atriz que foi forçada a interromper a sua carreira mas agora diz-se plenamente recuperada, muito graças às aulas de pilares que iniciou há seis meses e a fizeram voltar a controlar os movimentos e reforçar a estrutura muscular.

A atriz prepara-se para lançar um livro de poemas, que teve início em confidências partilhadas no facebook, e diz-se pronta e ansiosa por regressar à televisão.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção