PUB
PUB
Internacional
iPhone vai ajudar a encontrar crianças desaparecidas
Apresentação do novo iPhone [Foto: Reuters]
Redação Lux em 22 de Maio de 2012 às 09:25
A Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD) vai lançar este ano um sistema de localização de crianças em espaços públicos, que pretende alargar posteriormente às praias, anunciou a presidente da instituição.

«A aplicação consiste num sistema de localização de crianças desaparecidas em espaços públicos», nomeadamente em estádios de futebol, disse Patrícia Cipriano à agência Lusa, a propósito do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, assinalado a 25 de maio.

A responsável explicou que os pais que tiverem um sistema «iphone» ou «smartphone androi» podem colocar a fotografia dos filhos, acompanhada da descrição física do menor e de outras informações que considerem importantes.

«Se ocorrer uma situação de desaparecimento, os pais carregam num botão de alarme e a imagem da criança aparece no ecrã gigante do estádio e simultaneamente é dado o alerta na polícia», adiantou.

Com este sistema, «em questões de segundos, todas as pessoas, não só no estádio, vão ficar alerta para seguir aquela criança», disse, defendendo que a polícia também deve «intervir imediato» na procura do menor.

A associação pretende alargar este sistema às praias: O criador do equipamento (uma empresa inglesa) «já está a sensibilizar alguns autarcas para a necessidade de adoção deste sistema para a vigilância nas praias».

A ideia de utilização de um dispositivo para localizar menores tem sido defendida pelo diretor da Unidade de Informação e Investigação criminal da Polícia Judiciária.

Saiba mais em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção