Recorde-se que o piloto acusou o director da equipa da Renault de ter sido forçado a provocar o acidente que sofreu em 2008 para beneficiar o seu colega Fernando Alonso.
«Fui procurado pelo sr Flávio Briatore que me pediu para bater com o meu carro deliberadamente para influenciar de forma positiva o desempenho da equipa. Eu concordei com a proposta e fiz com que o meu carro atingisse uma parede durante a volta 13/14 da corrida», escreveu o piloto numa carta à Federação.
Piquet Jr confessou ainda que aceitou a proposta por pensar que lhe facilitaria a renovação de contrato, o que acabou por não acontecer.
Com os despedimentos de Briatore e Symonds, a Renault pode ser poupada a uma penalização grande por parte do Conselho Mundial da FIA e parece, desta forma, assumir os factos relatados por Nelson Piquet Jr. na sua carta à Federação.
A Renault afirma, em comunicado, que não vai contestar a versão da FIA sobre os acontecimentos de Singapura, não especificando se os directores foram afastados ou pediram a sua demissão.
Briatore e Symonds evitam também assim uma punição da FIA porque oficialmente já não fazem parte da F1 mas podem ainda enfrentar a justiça caso se comprove que os factos relatados por Piquet Jr. são verdadeiros.