PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 2 de Agosto de 2012 às 17:29
Vídeo: «Garota de Ipanema» celebra 50 anos
Redação Lux em 2 de Agosto de 2012 às 17:29
A música mais emblemática da bossa nova, «Garota de Ipanema», foi interpretada pela primeira vez a 2 de agosto de 1962 num clube do Rio de Janeiro, celebrando esta quinta-feira 50 anos de um sucesso que ultrapassou fronteiras.

Nesse dia, estiveram no palco o compositor da música António Carlos Jobim (mais conhecido por Tom Jobim), o cantor João Gilberto, o poeta Vinicius de Moraes, o baterista Milton Banana e o contrabaixista Otávio Bailly.

A letra da música, escrita por Vinicius a pedido do amigo Jobim, nasceu com o nome «Menina que passa», mas acabou por ser reformulada e deu lugar ao título hoje conhecido por várias gerações, explicou, em declarações à agência espanhola EFE, o professor de literatura, melómano e especialista em bossa nova, Carlos Alberto Afonso.

A história do tema tem como ponto de partida o Bar do Veloso, na antiga rua Montenegro (atualmente rua Vinicius de Moraes), local onde o poeta e o compositor Tom Jobim se refugiavam no início dos anos 1960, com a companhia inebriante do whisky, para admirar o «doce balanço» das ancas de uma jovem carioca.

Em 1965, Vinicius de Moraes confessou que a musa que inspirou o tema foi a adolescente Heloísa "Helô" Pinheiro, atualmente com 67 anos.

Veja desenvolvimento da notícia em IOL Música.

Recorde a música:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção