PUB
PUB
Internacional
Diana inspira ex-presidente francês numa história de amor
Princesa Diana e Giscard d`Estaing
Redação em 28 de Setembro de 2009 às 13:00
O ex-presidente francês Valery Giscard d'Estaing causou polémica com a história do último romance onde foi levantada a suspeita de que o politico teria tido um romance com a princesa Diana. Dois dias veio a público admitir que afinal não teve qualquer relação com Lady Di, embora reconheça que esta tenha sido a fonte de inspiração do último livro.

Segundo a agência AFP o livro «A princesa e o presidente» é lançado esta semana, em França, e o jornal «Le Figaro» descreve-o como uma história incrivel.

O livro centra-se num romance vivido, em meados dos anos 80, entre Jacques Henri Lambertye, presidente da França e viúvo, e Patricia, uma princesa infeliz de Cardiff.



«Poucos dias antes do meu casamento o meu noivo confessou-me que tinha uma amante e que estava decidido a manter essa relação, mesmo depois da nossa união», confidencia a princesa ao seu interlocutor durante a história. Uma situação muito semelhante à realidade vivida por Lady Di e o príncipe Charles, que contrairam matrimónio em Junho de 1981.

Na história o encontro entre o presidente francês e a princesa inglesa acontece durante um jantar de encerramento de uma reunião do G7 no Palácio de Buckingham.

«Beijei a sua mão e seus olhos, de um cinza profundo, interrogavam-me» descreve o presidente do romance.

Giscard d`Estaing, actualmente com 83 anos, é um apaixonado por romances picantes. O ex-presidente de centro-direita, era 34 anos mais velho que Diana Spencer, vítima de uma acidente de viação em 31 de Agosto de 1997.

Depois de conhecido o teor do novo romance de Valery Giscard, publicado pelo «Le Figaro», a imprensa inglesa especulou sobre a hipótese de qualquer semelhança entre a ficção e a realidade não ser pura coincidêcnia

O jornal «The Guardian» especulava: «A pergunta que se impõe é se o livro não passa de imaginação literária de um homem mais velho ou se existe algum fundo de verdade».

O «Daily Mail» apostava que se tratava de mais «um produto da imaginação desenfreada de um francês que confunde os desejos com a realidade».

Jean Pierre Corcelette, biógrafo do ex-presidente francês escreveu no «Times»: «Ele é membro da Academia Francesa, ex-presidente da República e a sua esposa está viva. Sabe-se que ele gosta das mulheres... Tudo é possível, mas acho que se trata de meras fantasias de um homem idoso».

Depois de lançar a polémica e causar alvoroço entre os britânicos, Giscard veio a público admitir que não teve qualquer romance com a princesa Diana embora tenha admitido que ela foi, de facto, a fonte de inspiração para o romance.

No livro, o ex-presidente descreve de forma pormenorizada uma aventura, os protagonistas e os lugares onde tudo aconteceu.

«Foi uma ideia da Lady Di. Em 1994, quando falávamos de histórias de amor entre os dirigentes de grandes países, ela perguntou-me porque não escrever sobre isso», confessou Giscard à revista francesa Le Point, pondo assim um ponto final na polémica instalada.

O jornal «Le Figaro» publicou ao lado do artigo sobre o novo livro do ex-presidente uma foto de Giscard d`Estaing e a princesa Diana juntos e sorridentes durante uma jantar de gala no Palácio de Versalhes, em 1995.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção