PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com IP em 13 de Setembro de 2010 às 15:33
Fotos: «Somewhere» de Sofia Coppola é o grande vencedor do Festival de Veneza
O filme «Somewhere», realizado por Sofia Coppola, ganhou, este sábado, por unanimidade, o Leão de Ouro da 67ª edição do Festival de Cinema de Veneza, apesar da decisão ter sido vaiada pelos críticos.

O prémio revelou-se, assim, uma surpresa para os críticos, que esperavam que o filme russo «Ovsyanki», de Aleksei Fedorchenko, fosse o grande vencedor do principal prémio do Festival de Veneza.

«Somewhere», o quarto filme assinado pela filha de Francis Ford Coppola, é protagonizado por Stephen Dorff e conta a história do vazio existencial de uma estrela de Hollywood. O filme revela os bastidores da fama, mostrando que para lá dos hóteis de luxo e idolatria existe solidão e tédio.



O presidente do júri, o realizador Quentin Tarantino, sublinhou «as qualidades artísticas» do filme que «encantou o júri desde a primeira cena», durante o anúncio dos vencedores da 67ª edição do festival.

O filme espanhol «La Balada Triste de Trompeta», do espanhol Alex de la Iglesia, ganhou o Leão de Prata na categoria de melhor realização e melhor argumento.

O filme polaco «Essential Killing», de Jerzy Skolimowski, arrecadou o prémio especial do júri e o produtor e realizador Monte Hellman, de 78 anos, levou para casa o Leão de ouro especial pelo prémio carreira.

Vincent Gallo, o ator principal de «Essential Killing», ganhou o prémio de Melhor Interpretação Masculina.

O prémio de Melhor Interpretação Feminina foi atribuído à atriz francesa Arian Abed, pelo papel de Marina em «Attenberg», o segundo filme da realizadora grega Athina Rachel Tsangari.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção