PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 4 de Abril de 2014 às 17:34
Vídeo: Tribunal reconhece terceiro género sexual
Redação Lux em 4 de Abril de 2014 às 17:34
Uma pesssoa foi protagonista de uma decisão histórica de um tribunal australiano. Uma pessoa, nem homem, nem mulher, Norrie de nome, viu o direto a um terceiro género reconhecido pela justiça.

No final, Norrie não conseguia esconder a «alegria» pela decisão jurídica de quarta-feira que lhe permitiu ganhar uma batalha legal iniciada há quatro anos.

Norrie pode agora dirigir-se à conservatória do registo civil e, à pergunta se é sexo feminino ou masculino, não responder nem uma nem outra.

Na conferência de imprensa que teve lugar após a decisão, Norrie confessou que «até pulou» quando ouviu a veredicto. Uma vitória que considera sua, mas que abre caminho para todos aqueles na mesma situação: neutros. Embora, o tribunal, a sentença, tenha desde logo colocado um travão, para que não apareça agora uma enxurrada de casos deste tipo.

O caso começou em 2010, quando Norrie - que se assina só pelo primeiro nome - foi a primeira pessoa a estar inscrita no registo nacional com «género não especificado». So que passados meses, recebeu uma notificação de que tal não podia ser, que era um «erro», por isso, ou era homem ou mulher.

Saiba mais em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção