PUB
PUB
Internacional
TV: séries sobre médicos mostram procedimentos errados em convulsões
House
Redação Lux  com AM em 16 de Fevereiro de 2010 às 13:00
Assistir a séries norte-americanas sobre médicos e hospitais pode não ser a melhor forma para aprender como se socorre uma pessoa em caso de convulsão. A descoberta foi feita através de um estudo feito pela Universidade de Dalhousie, no Canadá, que revela que os médicos e enfermeiros da série prestam os primeiros socorros de forma errada em cerca de metade dos casos de convulsões exibidos na TV.

O estudo analisou 327 episódios das séries «Grey`s Anatomy», «House, M.D.», «Private Practice» e «ER», concluindo que durante esses episódios aconteceram 59 convulsões, das quais 51 ocorreram dentro dos hospitais e quase todos os primeiros socorros foram prestados por enfermeiras e médicos.

No entanto, os procedimentos utilizados não são os recomendados pelos profissionais. Nas séries, em 25 casos, os médicos agiam de forma errada, tentando segurar a pessoa, para que esta não se mexesse ou colocavam algo na boca do paciente.

Segundo o estudo, em apenas 17 convulsões os primeiros socorros foram prestados de forma adequada, e em 15 casos não foi possível determinar se os procedimentos eram correctos.

Torne-se fã da Lux no Facebook!
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção