PUB
PUB
Nacional
Mulheres XL: «Porque a beleza cabe em todos os tamanhos»
Mulheres XL (Lux)
Andreia Miranda em 31 de Dezembro de 2010 às 13:30
«Sempre que ia a uma agência de modelos tentar a minha sorte, diziam-me que tinha que perder 20 quilos». Cláudia Silva tem apenas 20 anos, mas afirma que este foi o mote para criar o blog Mulheres XL em parceria com Lane Ferreira e assim «começar a divulgar a moda plus-size em Portugal».

«Queria dar a conhecer às pessoas "o outro lado da moeda". É possível ter-se uns quilinhos a mais e ser-se bonita e sexy. O importante é que se cuide e seja saudável. E que goste do que vê ao espelho, que saia à rua todos os dias cheia de confiança em si mesma», afirma a jovem estudante de Psicologia.

O objetivo principal do projeto «Mulheres XL» é dar a entender à sociedade que a «beleza cabe em todos os tamanhos e formas», contrariamente ao estereótipo social de que «magreza é igual a beleza».

«Fazia falta algo do género em Portugal e como não podíamos estar de braços cruzados frente ao preconceito e à ditadura da magreza, criámos este projeto», afirma Lane Ferreira, de 24 anos.

O sonho passou à realidade e de repente foram inundadas com pedidos de «ajuda», desabafos e propostas da comunicação social. Em pouco tempo, o blog passou a ser seguido por centenas de mulheres e homens que se sentem descriminalizados pelo seu aspeto físico.



«Esperávamos que este "movimento" servisse para que muita gente fora dos padrões da moda atual se identificasse, mas é verdade que o reconhecimento da comunicação social foi, sem dúvida, uma mais-valia para darmos a conhecer este trabalho a um maior número de pessoas», afirma Ana Marques, de 26 anos, que se juntou ao projeto após o «Dia do Modelo XL».

Depois de terem passado pela TVI, pela SIC e pela «Prova Oral» da Antena 3, Cláudia, Lane e Ana, perceberam que o blog tinha deixado de ser apenas uma brincadeira e se tinha tornado algo bem sério.

«Começámos a receber propostas de parcerias com blogs internacionais de moda plus-size e de variadas marcas de roupa direcionadas para esse mercado», revela Cláudia.

Por agora, as três colaboradoras do blog têm organizado alguns eventos como «O Dia do Modelo XL», uma sessão de dança oriental com a professora Ana Zaahirah, e alguns concursos no blog, como «A Gordinha Mais Sexy de Portugal».

Quando questionadas sobre planos para o futuro, Cláudia, Lane e Ana são explícitas: «Há muitos, porque ainda há muita coisa a fazer em relação a este assunto, mas precisamos de amadurecer».

«Por enquanto, só pretendemos divulgar a nossa iniciativa e continuar a ajudar as gordinhas de Portugal a sentirem-se maravilhosas», afirma Cláudia.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção